Arraiá da Conquista 2024
Postado em 21 de junho de 2024 as 22:00:19
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, está presente desde o primeiro dia do Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha com ações de abordagem e conscientização a respeito do trabalho infantil, além de um ponto de apoio para aqueles em situação de vulnerabilidade social, entre eles, assistidos dos serviços de atendimento assistencial do município.
Composta por uma equipe mista, com servidores municipais dos serviços Peti, abordagem social, abrigo provisório e Creas Pop, a atuação tem uma natureza protetiva e combativa. De acordo com a gerente municipal de Proteção Social, Valdineia Aragão, o objetivo desses espaços é o de dar suporte necessário e orientações.
“A gente trabalha na perspectiva da orientação de não trazer os filhos menores, crianças e adolescentes, para o trabalho desprotegido. Quando a gente encontra alguém nessa situação, a gente faz o mapeamento, verifica toda a situação, e, depois, encaminhamos para que as equipes façam um trabalho mais incisivo com eles”, explica a gerente.
“Com os usuários adultos, a gente auxilia e serve como ponto de apoio. No primeiro dia do evento, por exemplo, uma das nossas equipes encontrou uma usuária que já é auxiliada por eles, em estado de sobriedade. Por se encontrar em um estado delicado, ela foi orientada e conduzida ao abrigo provisório, em situação de emergência. Temos, inclusive, um motorista em nossa equipe justamente para realizar conduções como essa”, afirma Valdineia.
Juntamente com essas ações, há uma parceria da Semdes com uma cooperativa de catadores de recicláveis que começou desde o ano passado. Enquanto os catadores estão atuando nos festejos, a equipe de Proteção Especial fornece suporte, lanches, protetores auriculares, material adequado para o manejo das latinhas, como luvas. Os cooperados também recebem camisetas identificadas para terem acesso livre nas festas.
Um dos atendidos por esse suporte da Semdes no Arraiá da Conquista foi Abraão de Jesus. “É uma ajuda ótima. Nos ajuda com alimentação e tudo mais. Saímos cedo de lá do abrigo e depois veio a fome com o tempo. Então é uma ajuda ótima”, contou Abraão.
O atendimento da Semdes está sendo realizado na Sala do Cadastro Único/Bolsa Família, da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), no Centro Cultural Glauber Rocha – e segue até amanhã (22). Entretanto, é importante ressaltar que trata-se de uma ação contínua que faz parte do escopo de atuação da secretaria em outras ocasiões.