A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu, em parceria com o Movimento das Donas de Casa (MDC), uma ação voltada para as mães acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no Suas (PIS) do Cras Nossa Senhora Aparecida. O encontro aconteceu nessa terça-feira (27), na sede do MDC, e faz alusão à campanha Maio Materno.

Durante a ação, as mães participaram de um momento de lazer e autocuidado, onde puderam fazer as unhas e escovar o cabelo, além de conhecer um pouco mais do espaço e do trabalho desenvolvido pelo MDC.

Para a gerente do Cras, Kelly Newton, o Cras tem papel fundamental na valorização das mulheres e no fortalecimento dos vínculos comunitários. “O Cras também é um espaço de acolhimento, escuta e cuidado. Nesse mês tão importante, onde destacamos a maternidade, pensamos em proporcionar esse momento de atenção e valorização para as mães que são acompanhadas pelos nossos serviços. É uma forma de reconhecer a força dessas mulheres e garantir que elas também se sintam cuidadas”, destacou Kelly.

A presidente do MDC, Cleonice Gomes, explicou que, atualmente, a organização oferta mais de oito cursos na área da beleza e culinária. Por meio da articulação com o Cras, as usuárias conheceram o espaço e aproveitaram os serviços. “Ofertamos nossos cursos, participamos de eventos e também atendemos pessoas, como é o caso de hoje. Nos sentimos honradas por poder oferecer os nossos serviços às mães que fazem parte do Cras”, afirmou Cleonice.

A atividade contou com a articulação da supervisora do PIS, Mariana Batista, e teve a participação de mães de diferentes localidades do território do Cras Nossa Senhora Aparecida, como Lagoa das Flores, Fazenda Paixão, Mirassol e Periperi. “Queríamos valorizar a maternidade e, para isso, decidimos valorizar as mulheres. Pensamos nesse momento para que elas pudessem relaxar, se distrair e receber cuidados, melhorando a autoestima. Por serem de territórios mais distantes, uma parte delas teria dificuldade de acessar esse tipo de serviço se não fosse pela articulação com o Cras”, explicou Mariana.

Lucilene Santos, mãe e manicure, relatou que, com a rotina intensa entre o trabalho e os cuidados com os filhos, raramente encontra tempo para cuidar de si. “Fiz as unhas do pé e da mão. Achei sensacional, porque mesmo sendo manicure eu não tenho tempo de fazer as minhas unhas. Foi uma ótima oportunidade para me cuidar. Eu gasto mais tempo cuidando dos meus filhos e tenho pouco tempo para cuidar de mim. Agora me sinto mais bonita”, contou Lucilene.