Desenvolvimento Social
Postado em 25 de julho de 2023 as 16:14:53
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Vitória da Conquista está realizando um Curso de Introdução à Política de Assistência Social, para os novos servidores e agentes da Rede de Proteção Social . A iniciativa visa aprimorar a formação dos agentes institucionais que compõem a Rede de Proteção Social do município, contribuindo com a qualificação dos profissionais envolvidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e com a formação dos trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos e demais atores que integram a Rede Socioassistencial.
Os curso iniciou nessa segunda-feira, 24, com uma palestra do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que abordou os aspectos históricos da política de assistência social. O curso terá um total de 10 aulas, com encerramento previsto para o dia 10 de agosto. Os demais encontros serão guiados pelos diretores e coordenadores da política de assistência social do município.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou que a capacitação é um compromisso da gestão municipal para com o fortalecimento da rede de proteção social. Ele destacou também como o programa Acolhe Conquista foi fundamental para que o investimento na capacitação dos servidores pudesse se tornar uma realidade. “Este curso é fruto de uma série de medidas que a prefeitura de Vitória da Conquista adotou para fortalecer o SUAS ao mesmo tempo em que cria estratégias mais eficazes para o enfrentamento à pobreza. Estamos comprometidos em proporcionar uma formação continuada e de qualidade, pois acreditamos que um atendimento qualificado é essencial para alcançarmos resultados positivos na proteção e acolhimento dos nossos usuários”, afirmou Michael.
A apresentação do curso foi feita pelo coordenador de Gestão do SUAS, Joabe Oliveira, que destacou como a formação é uma oportunidade para que os novos servidores possam se familiarizar com os fluxos dentro da secretaria e se aproximar da equipe da Semdes. “Esse é um momento valioso para que os servidores adquiram os conhecimentos fundamentais para desempenhar suas funções com excelência”, apontou Joabe.
O curso também contou com a presença do público externo, como foi o caso de Marluce Dutra, presidente e fundadora do Centro Renascer, uma instituição que trabalha com mulheres em dependência química. “Já participei de outras capacitações oferecidas pela Semdes e sempre são momentos produtivos em que podemos levar conhecimento para as nossas instituições e aprimorar o nosso trabalho”.
Uma das novas servidoras que teve a oportunidade de participar do curso é a técnica administrativa Katarine Cirino. “Estou muito feliz por participar desse curso, pois aprimorar meus conhecimentos é essencial para oferecer um serviço de qualidade à comunidade que atendemos. A iniciativa da Semdes em promover essa capacitação é louvável e demonstra o comprometimento em qualificar a atuação de todos os envolvidos na assistência social do município”, afirmou.