Desenvolvimento Social
Postado em 19 de março de 2024 as 10:31:06
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza, até o mês de abril, o curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, voltado para servidores e profissionais vinculados às Organizações da Sociedade Civil integrantes da Rede de Assistência Social. O curso, que iniciou nessa segunda-feira (18), terá uma carga horária de 40h e foi dividido em duas turmas, separadas por turnos, para que os servidores possam participar de modo que o atendimento à população não seja comprometido.
A iniciativa visa aprimorar a formação dos agentes institucionais que compõem a Rede de Proteção Social do município, contribuindo com a qualificação dos profissionais envolvidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas Organizações da Sociedade Civil (Oscs), Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos e demais atores que integram a Rede Socioassistencial.
A aula de abertura foi ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que abordou os aspectos históricos da política de assistência social. Os demais encontros serão mediados pelos diretores e coordenadores da política de assistência social do município, abordando a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa formação é um compromisso da gestão municipal para com o fortalecimento da rede de proteção social, por meio da capacitação dos profissionais. “A teoria é algo extremamente importante, nunca vai existir uma prática qualificada sem uma base teórica. A base teórica nos permite repensar a prática do nosso cotidiano, consequentemente, gerando resultados positivos na proteção e acolhimento dos nossos usuários”, afirmou Michael.
- Michael
- Cíntia Batista
- Cecília Lacerda
A educadora social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural, Cíntia Batista, considerou a formação um ponto de partida para os profissionais que estão iniciando no serviço ou que saíram de outras áreas. “A formação nos ajuda a conhecer cada vez mais essa política e, através dela, a gente vai aprender a lidar com o público que nós trabalhamos no nosso dia a dia”, relatou Cintia.
Atuando na Casa do Andarilho como psicóloga, Cecília Lacerda pontuou que é essencial que todos os profissionais envolvidos na rede de Proteção Social participem da formação. “O curso agrega muito. Todos que fazem parte da rede devem, sim, participar, porque amplia de maneira fantástica a nossa visão, amplia nosso conhecimento, nos tornando mais habilitados a montar estratégias para a atuação”, disse.
- Michael