Desenvolvimento Social
Postado em 13 de junho de 2025 as 12:21:51

O espaço da Praça CEU J. Murilo foi ornamentado para que os usuários entrassem no clima do São João
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou nesta quinta-feira (12) uma confraternização junina para a população em situação de rua. Os festejos aconteceram na Praça CEU J. Murilo, localizada no bairro Alto Maron. Durante a ação, os usuários puderam saborear comidas típicas do período junino e dançar forró ao som de música ao vivo.
A atividade contou com a articulação de diversas unidades que atendem à população em situação de rua, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), o Abrigo Pernoite e o Serviço Especializado em Abordagem Social.
- Abertura do evento
- Equipe de gestores e técnicos da assistência social que participaram da organização do evento
Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Tainá Alves, iniciativas como essa são importantes, pois promovem inclusão social, proporcionam momentos de diversão e afeto, além de ser um momento de valorização da cultura popular. “Essa é uma ação que reafirma nosso compromisso com a dignidade e a inclusão da população em situação de rua. Promover momentos de lazer e cultura, como esse, é também uma forma de cuidado e acolhimento. O São João é uma das festas mais tradicionais do nosso povo, e garantir que essas pessoas também possam vivenciá-lo é uma forma de dizer que elas fazem parte da cidade e têm direito à alegria, à cultura e ao pertencimento”, destacou a coordenadora
- Tainá
- Cecília
O “Mió Arraiá”, como os participantes apelidaram a festividade, contou com música ao vivo dos artistas locais Ed Rasta e Betão. A ação também teve a participação da Casa do Andarilho, uma organização da sociedade civil que atende a população em situação de rua e é parceira da Prefeitura. “Essas ações são muito interessantes, pois são momentos de descontração em que eles podem se divertir. Isso ajuda as pessoas que passam por situações tão difíceis a se sentirem valorizadas”, pontuou a psicóloga da Casa do Andarilho, Cecília Lacerda.
G. S., de 48 anos, está em situação de rua há oito meses. Por ter chegado há pouco tempo em Vitória da Conquista, essa foi a primeira ação organizada pelos serviços de atendimento à população em situação de rua que ele participou. “Estou gostando bastante. Essa oferta ajuda as pessoas de rua a ver o lado bom da vida. É uma forma da gente sair um pouco das discussões que vivenciamos. Está sendo uma maravilha. A melhor festa é a de São João, por causa das comidas, e por isso estou gostando muito”, relatou.
- Além da música, foram realizados jogos interativos com os participantes
Já C. L., de 35 anos, é cantor e atualmente está acolhido na Casa do Andarilho. Ele também aprovou a comemoração. “Essa festa está maravilhosa, todo mundo interagindo. A Prefeitura está de parabéns, porque todo mundo está se divertindo. São João é uma época especial, o momento perfeito para todo mundo se reunir”, afirmou.