A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou uma formação com órgãos que compõem a Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres em situação de violência do município. A formação iniciou no dia 31 de agosto e nos dias 05 e 06 de setembro, os encontros foram voltados para a equipe que atuará na Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência.

A capacitação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para fortalecer a rede de atendimento às mulheres do município. Para a coordenadora da Proteção Social Especial da Semdes, Rozana Viana, que organizou e participou das atividades formativas, esse é um momento para que a equipe possa aperfeiçoar os conhecimentos. “Toda a equipe pode aproveitar esses encontros para tirar suas dúvidas e aperfeiçoar as estratégias, de forma a garantir um atendimento mais humanizado e acolhedor às mulheres que passam por situações de violência”, relatou Rozana.

Sandla Barros, facilitadora da capacitação

Parte da formação foi mediada pela assistente social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), Sandla Barros. Dentre os temas discutidos estavam as abordagens de atendimento às mulheres na política de saúde e educação, os processos de trabalho nas unidades de acolhimento para mulheres e os fluxos e protocolos da unidade de acolhimento. “Meu objetivo aqui é capacitar a equipe que vai atuar na unidade da Casa Rosa, auxiliando na construção de um fluxo de atendimento e encaminhamento dessas mulheres. Queremos que cada profissional possa exercer seu trabalho da melhor forma possível, por isso estou aqui como facilitadora desse processo de formação”, afirmou Sandla.