A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou uma festa junina direcionada às pessoas idosas que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Estação Cidadania J. Murilo. Durante a atividade, os participantes desfrutaram de comidas típicas de São João, apresentação musical, exposição de artesanato, quadrilha, além de sorteio de brindes.

A coordenadora de Proteção Social Básica, Eliene Amaral, explicou que a ação foi uma forma de integrar esses usuários de todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e que são acompanhados pelo serviço de convivência. “Este é um momento de união e integração. Nós ficamos felizes por todos que estiveram presentes e vivenciaram experiências que promovem o fortalecimento dos vínculos comunitários”, explicou Eliene.

E como toda festa de São João tem que ter forró, o cantor Neto Santiago conduziu a música e fez com que as pessoas idosas não ficassem paradas. “Sempre venho de coração aberto para esse tipo de evento, o Cras me ajudou muito, então, quando eu posso tocar, me sinto feliz por ficar mais perto da comunidade”, relatou o artista.

A usuária Maria de Lourdes Campos disse que participa das atividades do Centro de Convivência do Idoso e que ações como a festa junina ajudam ela a se sentir mais feliz e disposta. “No Centro de Convivência eu já fiz teatro, artesanato e, hoje, eu pude dançar quadrilha, me sinto muito feliz”. E Maria de Lourdes não é a única que faz trabalhos artísticos dentro do Serviço de Convivência, Cirleide Lopes faz parte do grupo das Poderosas do Cras, e estava no arraiá expondo peças de artesanato feitas pelo grupo. “O artesanato é uma terapia para mim, que bom que na festa de hoje tivemos espaço para mostrar o nosso trabalho. Estou achando esse arraiá maravilhoso”, contou Cirleide.