A formação foi realizada de forma presencial seguindo os protocolos da Covid-19

Na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Cemae, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) iniciou o curso de formação em Introdução à Política de Assistência Social para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos serviços governamentais e não governamentais.

O curso faz parte de uma estratégia de educação permanente no âmbito do SUAS de Vitória da Conquista e tem o objetivo de trabalhar conteúdos básicos de quem integra a política de assistência social, seja na condição de técnico de referência de alguma unidade socioassistencial vinculada à Prefeitura ou de alguma organização da sociedade civil que integra a rede. Neste primeiro momento está subdividido em dois blocos de oito módulos.

O secretário Michael participou como facilitador dos dois primeiros módulos

“A gente parte do pressuposto de pensar uma Política de Assistência Social que consiga efetivamente fortalecer a dimensão da prevenção aos agravos das vulnerabilidades e riscos sociais como também o enfrentamento às violações de direitos, requer sistematicamente um processo de formação que consiga trazer elementos importantes pro cotidiano das equipes” explicou o secretário da Semdes, Michael Farias, que foi o facilitador do primeiro e segundo módulos do curso, onde foram abordados: “Aspectos históricos da política de Assistência Social” e “O Sistema Único de Assistência Social”.

Para o presidente da Pastoral do Menor, Roberto Hugo Melo dos Santos, o curso é uma oportunidade para melhorar o atendimento prestado pela Pastoral. “Pretendo adquirir conhecimento para fortalecer a instituição de maneira a ter um trabalho mais contínuo em assistência às crianças e adolescentes da região”, comentou Roberto.

A educadora social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria, Ana Paula Araújo , espera que o curso possa ampliar o seu conhecimento. “Desejo alargar a minha visão para poder exercer meu trabalho de maneira mais efetiva”, declarou Ana.

A primeira etapa do curso segue até o dia 20 de outubro.