Oficina sobre o controle de cochonilha realizada na horta comunitária do Kadija

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou, nesta terça-feira (18), o ciclo de oficinas sobre o controle de cochonilhas, na horta comunitária do Kadija. As oficinas foram realizadas pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), e já beneficiaram produtores das hortas do Jardim Valéria, Recantos das Águas e do Vila América.

De acordo com a coordenadora da Cosan, Karine Barros, a temática abordada neste mês atende a uma demanda levantada pelos agricultores, que têm percebido a baixa na qualidade da produção devido à infestação da cochonilha, que se fixa nas plantas e perfura a casca para se alimentar da seiva e sugar os nutrientes. “Nós buscamos uma técnica com aplicação simples e de baixo custo, que não prejudique as plantas e nem o meio ambiente e estamos testando a sua eficácia contra. Nosso próximo tema será o combate aos pulgões que também é uma praga que tem incomodado os agricultores”, afirmou.

Durante a oficina, a engenheira agrônoma da SMDR, Naiara Oliveira, explicou para os agricultores uma técnica de combate natural, que consiste na mistura de óleo mineral e detergente neutro para aplicar na planta infestada em horários com baixa exposição solar. “Essa técnica pode ser usada em hortaliças, principalmente, para combater a cochonilha. É um método que não é tóxico e que pode ser utilizado com segurança. Não vai causar prejuízo nenhum para a saúde, nem das plantas e nem de quem for consumi-las”, explicou a engenheira.

Para a agricultora Eliane Soares, a técnica ensinada irá ajudar a combater uma praga que tem incomodado muitos agricultores do Kadija. “Quando a gente trabalha com produção orgânica, as pragas têm mais facilidade de ser introduzida na horta. Então, essas oficinas ajudam muito. Tem sempre um agrônomo que acompanha a gente, dando novas instruções, ensinando, fazendo novas técnicas. Isso é muito positivo”, relatou Eliane.