Desenvolvimento Social
Postado em 21 de maio de 2025 as 16:00:04

Cerca de 35 pessoas participaram das duas turmas
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) concluiu, nesta terça-feira (20), mais duas turmas dos cursos profissionalizantes na área de alimentos voltados para moradores do bairro Nova Cidade. A ação é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e beneficiou cerca de 35 alunos, nas duas turmas.
A iniciativa é realizada pela Diretoria Municipal de Habitação de Interesse Social da Semdes e tem como público prioritário famílias residentes nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida ou beneficiárias da Regularização Fundiária. O objetivo da ação é ampliar as oportunidades de geração de renda e autonomia financeira, por meio da qualificação para o mercado de trabalho.
- Pães e bolos produzidos durante a última aula do curso
- As equipes da Habitação e Assistência social dialogaram com os concluintes do curso
O diretor de Habitação, Nildo Freitas, acompanhou o encerramento das turmas e reforçou a importância da oferta desses cursos em territórios de maior vulnerabilidade. “A parceria com o Senai tem proporcionado aos moradores a chance de desenvolver novas habilidades e enxergarem oportunidades. Nosso intuito é continuar ampliando o acesso à capacitação profissional e garantir que essas famílias possam construir um futuro com mais dignidade e independência financeira”, afirmou o diretor.
A instrutora das turmas, Geiza Cavalcante, destacou o envolvimento dos participantes ao longo das aulas. “Esse curso agregou muito para todos os participantes. Agora eles poderão montar um negócio ou trabalhar em alguma empresa. Alguns já atuavam na área e utilizaram esse momento para se aperfeiçoar e adquirir o certificado. São oportunidades reais para ampliar os conhecimentos”, explicou.
- Nildo
- Geiza
- Zilma
A moradora do Nova Cidade, Zilma Femminella, participou do curso e elogiou a experiência. “Eu amei participar. O curso foi excelente, o conteúdo foi incrível e já até testei as receitas em casa. A turma também foi ótima e a professora é encantadora. Achei maravilhoso, porque não sabia fazer nada. Agora já sei fazer pizza e pães. Posso fazer para minha casa ou para vender. Tudo vai depender de como será daqui para frente”, disse.
A coordenadora de Proteção Social Básica da Semdes, Dayana Evelinne, orientou os participantes a buscarem o Cras do território e as ofertas da assistência social. As próximas turmas dos cursos serão iniciadas em breve, contemplando a região do Miro Cairo.