Desenvolvimento Social
Postado em 16 de maio de 2025 as 09:36:09

Os membros da igreja também têm desenvolvido trabalhos voltados ao cuidado da população Warao
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) recebeu nessa quinta-feira (15) a visita de uma equipe da Igreja Adventista para dialogar sobre estratégias de atenção e cuidado voltadas para a população de migrantes venezuelanos da etnia Warao que estão no município. Um dos principais objetivos da reunião foi a construção de estratégias conjuntas entre o poder público e a sociedade civil que estimulem a autonomia desse público.O grupo da Igreja Adventista tem realizado uma série de atividades coletivas com os migrantes Warao, que atualmente se encontram em um abrigo provisório mantido pela Prefeitura, na região de Itapirema, na Zona Rural do município. As discussões contaram com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que destacou a importância da atuação conjunta entre os diferentes entes federativos e a sociedade civil. “O fenômeno migratório exige respostas coordenadas e articuladas. Não é responsabilidade apenas dos municípios, mas também dos governos estaduais e federal. Além disso, é fundamental contar com a parceria da sociedade civil, como as igrejas e organizações sociais, para que possamos garantir acolhimento, proteção e o desenvolvimento da autonomia desses migrantes”, afirmou Michael.
- Michael
- Heberson
O coordenador dos Aventureiros e Desbravadores da Igreja Adventista no Oeste e Sudoeste da Bahia, Heberson Licar, tem acompanhado as atividades desenvolvidas com os venezuelanos. Ele pontuou que a reunião foi fundamental para que os membros da igreja possam entender os limites de sua atuação, caminhando junto com a secretaria e fortalecendo o trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Nós temos trabalhado com a educação dos Warao, trazendo questões como a formação de valores, respeito à autoridade, higiene e independência. A nossa perspectiva é ajudá-los a serem melhores cidadãos, para se inserirem no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, afirmou Heberson.
As discussões também contaram com a presença da diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, e da coordenadora de Proteção Social Especial, Tainá Alves. Ao final da reunião, ficou definido que a Semdes, junto com a Igreja Adventista, irá elaborar um plano estratégico contendo as atividades que serão realizadas com os migrantes nos próximos meses, buscando promover sua autonomia e garantia de direitos.