Desenvolvimento Social
Postado em 2 de agosto de 2022 as 18:10:09

Curso acontece no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com Faculdade Santo Agostinho (FASA), iniciou nesta terça-feira (2) uma nova turma do curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, que tem por objetivo promover a formação continuada dos servidores recém-contratados para a Semdes e técnicos vinculados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que compõem a rede socioassistencial do município.
Com 40 horas de carga horária, os dois primeiros módulos do curso, que abordam os temas Aspectos Históricos da Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são ministrados pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias. Para Michael, o curso é uma oportunidade não só de aquisição de conhecimento, mas também de troca de experiência, pois está sendo oferecido não apenas para os trabalhadores da Semdes, mas também para conselheiros titulares e trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil.
“Nós reunimos trabalhadores de todos os níveis que atuam no âmbito do SUAS e isso é inédito, o que nos permite integrar todos os serviços para desmistificar alguns mitos que fazem parte do contexto histórico em que a Assistência Social se inicia no Brasil. É importante lembrar, que o direito a assistência social é uma conquista que está na Constituição Federal, e a gestão municipal garante este direito por meio de uma ampla rede de proteção social que ainda é pouco conhecida pela população e por parte de seus trabalhadores, por isso, o Governo Para Pessoas tem investido na educação permanente de todos estes atores”, explicou Michael Farias.
Nesta etapa, estão participando 80 pessoas. Uma delas é Sabrina Igino, que atua como psicóloga no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Espero ter mais conhecimento, mais experiência e aperfeiçoar a minha técnica para poder trabalhar nesta rede tão grande. Estou encantada com meu trabalho e só tenho vontade de aprender cada vez mais”, declarou Sabrina.
Maria Aparecida Agostinha, presidente da Associação Renascer, que é uma organização que atua na assistência de pessoas com o vírus HIV, tem a expectativa de que o curso possa auxiliar para melhoria no atendimento da Renascer. “Eu espero poder adquirir conhecimento e experiência para poder levar para o nosso trabalho com os assistidos”, salientou Aparecida.
O curso ainda terá mais seis módulos, com encontros até dia 16 de agosto.