Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniram, na quinta-feira (3), com integrantes do Conselho Municipal de Saúde para debater a realização das pré-conferências de saúde com servidores, gestores e usuários da assistência social. As pré-conferências irão anteceder a 12ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema “Planejando e Fortalecendo o SUS no município de Vitória da Conquista”.

O intuito da conferência é estimular a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo discussões amplas e qualificadas com os cidadãos sobre os rumos da saúde no município. A partir da avaliação dos serviços de saúde, serão elaboradas propostas para a formulação da política de saúde em nível local, definindo as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde dos anos de 2026 a 2029.

A reunião foi realizado no gabinete da Semdes

Durante a reunião, ficou acordado que as pré-conferências com os usuários e equipes da assistência social serão realizadas na próxima sexta-feira (11). As discussões acontecerão em três eixos temáticos: Cuidado integral e promoção da saúde; Gestão, planejamento e organização da rede; e Participação e controle social. É nas pré-conferências que serão eleitos os delegados que participarão da conferência e terão direito a voto nas propostas que irão compor o plano municipal.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a participação das equipes que atuam na assistência social e das demais políticas públicas vinculadas à Semdes é essencial para promover um diálogo qualificado com a população. “A assistência social está diretamente conectada às realidades vividas pela população mais vulnerável, e por isso a contribuição das nossas equipes e usuários é fundamental para que o planejamento da saúde esteja em sintonia com as necessidades dos territórios. Essa construção conjunta fortalece o SUS, o Suas e melhora a vida das pessoas”, destacou o secretário.

A apresentação sobre as pré-conferências foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tarsis Gonçalves. De acordo com ele, “essa foi uma reunião de alinhamento para a realização da conferência. Esse é um momento muito importante, pois é aqui que vamos discutir o Plano Municipal de Saúde. Serão criadas três propostas por eixo em cada pré-conferência essas propostas serão discutidas e votadas na conferência. Nosso intuito é fortalecer a participação social, e a Semdes vai nos ajudar muito nisso”, pontuou o presidente.