Encontro da Semdes e Conselho Municipal da Pessoa Idosa

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa se reuniram, nesta quarta-feira (10), para discutir demandas do conselho visando aprimorar a sinergia entre o órgão e a secretaria. Dentro dos pontos de pauta das discussões estavam as estratégias para divulgação do fundo municipal da pessoa idosa, a capacitação dos conselheiros municipais e a integração do conselho com as unidades da rede de assistência social.

Durante o diálogo, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, se dispôs a dialogar com instituições de ensino e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), caso seja necessário, para garantir a formação continuada tanto dos representantes da sociedade civil quanto do governo que atuam no conselho. A Semdes também se comprometeu a discutir as demandas referentes à articulação com as unidades de atendimento da Proteção Social Básica e Especial.

“Nossa prioridade é assegurar o bem-estar e os direitos da pessoa idosa em nossa cidade. Estamos comprometidos em fortalecer essa atuação articulada com o conselho, trabalhando para aprimorar questões técnicas e garantir os direitos dessa parcela da população. Também, iremos trabalhar a dimensão comunicacional dos direitos da pessoa idosa, garantido que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa”, destacou o secretário.

Ao longo da reunião, duas questões práticas também foram solucionadas para uma melhor atuação do conselho: uma nova sala, para a realização dos atendimentos e discussões, e o encaminhamento de um servidor para trabalhar como secretário executivo.

Na oportunidade, também, os presentes tomaram a importante decisão de promover um momento de explanação aos profissionais de contabilidades e empresários da cidade para apresentar o fundo municipal da pessoa idosa, no qual os contribuintes podem optar por destinar até 3% do imposto de renda, a fim de aumentar a captação de doações.

A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Luzinete Alves, avaliou positivamente o encontro na Semdes, o primeiro dela após ser eleita como presidente. “Solicitamos essa reunião para buscar o fortalecimento do Conselho da Pessoa Idosa. Apesar do conselho ser autônomo, estamos formando essa parceria com o Governo Municipal. Sociedade civil e governo precisam falar a mesma língua para que juntos possam buscar melhorias e garantir os direitos da pessoa idosa”, pontuou.