3º Curso de capacitação para conselheiros do Comsea

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) realizaram, na manhã desta quinta-feira (25), a terceira capacitação voltada para os membros do conselho, com o objetivo de possibilitar a troca de experiência e a socialização do conhecimento do papel dos conselheiros frente aos desafios em relação à insegurança alimentar.

Na abertura do evento, a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, falou da atuação da Prefeitura na construção de estratégias para combater a insegurança alimentar. “O Governo Municipal não tem medido esforços para apoiar a política de segurança alimentar e nutricional em nosso município. Por meio da Cosan, a Prefeitura tem contribuído de forma significativa com a segurança alimentar e nutricional da população. Realizamos a manutenção do Restaurante Popular, que hoje serve até mil refeições por dia, o acompanhamento de mais de 80 famílias de agricultores das quatro hortas comunitárias, e a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que na última edição alcançou cerca de 250 agricultores”, destacou a coordenadora.

Também compondo a mesa de abertura, o presidente do Comsea, Gilvan dos Santos, agradeceu aos conselheiros pela dedicação no desempenho da função de discutir e fiscalizar a implantação da política de segurança alimentar em Vitória da Conquista. “O Conselho não é nosso, é do povo. Uma formação dessa natureza é muito interessante para garantir a capacitação dos conselheiros, a fim de que eles possam acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e dar um retorno à comunidade que cada um deles representa”, pontuou o presidente do Comsea.

Durante a capacitação, os conselheiros puderam discutir a importância das parcerias na garantia da segurança alimentar e a participação social e governamental no enfrentamento à fome, guiados pela coordenadora do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Jainei Cardoso, e pela coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Iasmim Lacerda.

A coordenadora do Sisan ressaltou a necessidade de discutir o tema com os conselheiros. “O Conselho de Segurança Alimentar é uma instância de controle social e de participação social na política de segurança alimentar. Então, trazer esse tema é discutir com o Comsea o papel dele de acompanhar o conjunto de políticas públicas que vêm sendo construídas e executadas no município”, explicou.

Já a coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional, Iasmim Lacerda, pontuou a importância da interdisciplinaridade no combate à insegurança alimentar. “Muitas vezes, o pessoal não tem o conhecimento de como realmente funciona a vigilância nutricional. Então, é bom trazer para os conselheiros como funciona cada coordenação, cada eixo, tanto saúde, desenvolvimento social, quanto educação, para que eles saibam como e onde cobrar”, afirmou Iasmim.

Representando o Sindicato de Trabalhadores Rurais, Tainá Xavier relatou que a capacitação é essencial para que ela possa ajudar a construir uma melhor política pública e garantir que as ações discutidas cheguem a sua comunidade. “Essa capacitação, para mim, é novidade, é a primeira vez que eu participo. Tem sido muito importante. Cada pouquinho que vou aprendendo, eu vou levar para a minha comunidade”, disse a conselheira.