A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) estará na 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, que começa nesta quarta-feira (4), divulgando alguns dos serviços e projetos da assistência social. As equipes estarão abordando a população para apresentar o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o Serviço Família Acolhedora e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O Seas é responsável realizar a busca ativa e identificar nos territórios situações como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras. Após identificar alguém em alguma dessas situações, por meio da escuta qualificada e da construção de um vínculo de confiança, a equipe do Seas busca garantir o acesso dessas pessoas à rede de proteção social. Durante a exposição, a equipe da abordagem social estará orientando a população sobre como identificar e notificar caso a população veja alguma situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.

Aliado ao Seas, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também estará alertando a população sobre o que é o trabalho infantil e como denunciar esse tipo de violação de direitos. Mobilizando a população, o Peti busca garantir direitos de crianças e adolescentes, combatendo o trabalho infantil.

Já o Serviço Família Acolhedora realiza o cadastro para que as famílias possam abrigar em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, devido ao abandono ou pelo fato de a família se encontrar, temporariamente, impossibilitada de exercer suas funções de cuidado e proteção. O Serviço Família Acolhedora vai utilizar a visibilidade da Exposição Agropecuária para identificar mais famílias que se interessem em fazer parte do programa, garantindo a proteção de crianças e adolescentes.