O encontro reuniu gestores da Semdes

Na manhã de sábado (6), no auditório do Centro Integrados dos Direitos da Criança e do Adolescente, a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu para discutir sobre o resultado sistêmico 7 da premiação do Selo Unicef, que trata sobre os serviços, programas e ações voltados às famílias vulneráveis, com forte articulação intersetorial com as políticas da educação e saúde.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Vitória da Conquista está concorrendo a essa premiação. Para ser certificado pelo Selo UNICEF o município deve alcançar os Resultados Sistêmicos que melhorem os indicadores sociais.

Segundo Michael , o prêmio Selo UNICEF é uma das prioridades da gestão municipal

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o momento de hoje foi expressivo na perspectiva de conectar todas as gerências e coordenações do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e com isso melhorar a qualidade das ofertas socioassistenciais, mas também de melhorar as relações com as outras políticas públicas. “Todo esse esforço melhorará a vida de crianças, adolescentes e suas famílias no município”, declarou Farias.

Participaram do evento também a articuladora do Selo UNICEF, Poliminia Cassimiro, a mobilizadora do Suas, Laís Pinheiro, os coordenadores e gerentes das unidades de atendimento do Suas.

Para Poliminia, o encontro foi uma importante oportunidade de pensar a proteção social da Criança e Adolescente com um olhar sistêmico, materializado pela ação intersetorial. “Nós percebemos o olhar sistêmico do governo para esse segmento, o que nos oportuniza a melhora dos indicadores” ressaltou Poliminia.

Nos próximos meses serão desenvolvidas diversas ações entre as secretarias municipais como forma de criar estratégias intersetoriais que melhorem a qualidade dos serviços públicos voltados às crianças e adolescentes.