Planejamento, gestão e metodologia. Estas foram as palavras-chave da III Oficina de Formação Continuada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), oferecida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), durante os dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Fainor.

“Esta foi mais uma ação da Política Municipal de Educação Permanente que vem sendo construída pela administração municipal em Vitória da Conquista nos últimos meses, que tem por objetivo qualificar todos os trabalhadores e atores da Rede de Assistência Social do município”, esclareceu o diretor de Assistência Social, Michael Farias.

Durante a oficina, os participantes de Vitória da Conquista e municípios da região tiveram a oportunidade de debater os serviços que são oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com as técnicas do MDS, Fabiane Borges Macedo, coordenadora substituta da Coordenação Geral de Serviços Socioassistenciais às Famílias e Carolina Leal, coordenadora substituta da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Foi muito bom saber que estamos no caminho certo, que a Assistência Social de Vitória da Conquista está em boas mãos, com bons técnicos. Pelo que o MDS trouxe de informação nós percebemos que o trabalho está sendo desenvolvido dentro do que as normativas estabelecem”, avaliou Sandra Ribeiro da Silva, assistente social do Cras Nova Cidade.

Para a educadora social do Cras Pedrinhas, Bartira de Oliveira, a oficina possibilitou a troca de experiência entre os serviços. “O encontro foi muito válido porque nos possibilitou discutir a situação de cada serviço, com troca de experiências sobre o dia a dia de cada um, tanto daqui de nossa cidade, quanto de outros municípios”, ressaltou Bartira.

O coordenador do Cras de Poções, João Paulo Vilarim, agradeceu a oportunidade oferecida pela Prefeitura de Conquista em promover esta oficina regional, que possibilitou o debate sobre a Proteção Social Básica: “Foi uma oportunidade para avaliar o trabalho que nós estamos fazendo e também de aprender novas formas de fazer com as experiências que aqui foram apresentadas. Conquista está de parabéns por promover esta oportunidade para outros municípios também”.