Desenvolvimento Social
Postado em 25 de outubro de 2023 as 16:45:50
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizou uma ação comunitária com as pessoas idosas atendidas na unidade. A ação foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com o Movimento das Donas de Casa (MDC), em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, aconteceu na terça-feira (24).
O espaço foi especialmente preparado para receber os idosos que ao longo da tarde praticaram diversas atividades, a exemplo de dança, desfile e canto. Também acessaram serviços de saúde oferecidos pelos alunos da Liga de Geriatria e Gerontologia da UFBA e desfrutaram dos serviços de beleza, tais como cabeleireiro, manicure e pedicure oferecidos pelo MDC.
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que destacou a importância da convivência comunitária para a população idosa e anunciou que em breve o espaço será totalmente reformado. “É muito especial poder compartilhar esse momento com nossos queridos idosos. A convivência comunitária é essencial para promover o bem-estar e a alegria nessa fase da vida. Estamos empenhados em aprimorar ainda mais o espaço e as atividades oferecidas para garantir uma experiência enriquecedora e acolhedora para todos”, afirmou Michael.
Quem também esteve prestigiando o evento foi a ex-vice-prefeita, Irma Lemos, que relatou estar emocionada ao reencontrar amigos e antigos colegas de escola. “Se chegamos até esse estágio da vida significa que nós vivemos. É um privilégio estar aqui hoje, brincando, dançando e celebrando a vida”, destacou Irma.
Atividade Culturais do Centro de Convivência do Idoso
As atividades desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso têm como objetivo contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Nesse encontro, os idosos puderam apresentar algumas das atividades que eles desenvolvem ao longo do ano, como a apresentação do coral, que cantou a música “É preciso saber viver” e do grupo que realizou uma dança inspirada na chegada da primavera.
“Estamos realizando uma tarde de atividades interativas e promoção da saúde, numa perspectiva que nos ajude a modificar o nosso estilo de vida, a nossa saúde física e mental. Queremos que os nossos idosos tenham, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida”, destacou a gerente do Centro de Convivência do Idoso, Débora Taita.
O CCI também realizou sorteio de brindes e um grupo de idosas da unidade organizou um desfile de moda, fazendo referência à boneca Barbie. Uma das idosas que organizou o desfile foi Neide de Freitas, que frequenta a unidade há mais de nove anos. “Para mim esse espaço é um segundo lar. Participo do teatro, das apresentações e da dança. Essas atividades têm me proporcionado alegria e felicidade”, destacou.
Parceria com a UFBA
A gerente da Unidade também destacou que a aproximação com os serviços de saúde é um pedido reiterado pelos idosos que são atendidos no Centro de Convivência. Por esse motivo foi feita a parceria com a Liga de Geriatria e Gerontologia da UFBA.
Estiveram presentes estudantes de cursos como medicina, enfermagem, psicologia e farmácia. Os idosos puderam aferir a pressão, medir a glicemia e receber orientações dos profissionais de saúde.
A professora da UFBA e coordenadora da liga, Joana Trengrouse, afirmou que a missão dos profissionais que estavam presentes no evento é a de cuidar das pessoas, e especialmente das pessoas idosas. “Saúde não é só ir ao médico ou ir ao psicólogo. Ter saúde é poder estar presente também na sociedade. É esse o papel de um centro de convivência”, disse.
Participação do Movimento das Donas de Casa
O Movimento das Donas de Casa, desde a metade do mês de outubro, tem oferecido serviços de embelezamento no CCI, como cabeleireira, manicure, pedicure e massagem. A proposta do grupo é promover o resgate da autoestima da população idosa e a valorização da vida.
“Nosso trabalho é pensado para transformar a vida das pessoas. A parceria com o CCI tem nos permitido estar mais perto das pessoas idosas, cuidando da autoestima delas de uma forma leve e descontraída” afirmou a instrutora do MDC, Lidiane Xavier.