Reunião da equipe de gestão da Semdes com representantes do projeto Multiportas da Uesb

Nesta quarta-feira (28/08), a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) recebeu representantes do projeto de extensão Multiportas: cultura de paz e métodos adequados de solução de conflitos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), para discutir uma parceria que visa ofertar métodos consensuais de solução de conflitos para as famílias assistidas pela rede de assistência social de Vitória da Conquista. Também participaram da reunião representantes da Diretoria de Assistência Social (DAS) e da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente (Radca).

Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a parceria com o projeto de extensão será mais uma estratégia na garantia de direitos dos usuários da assistência social de Vitória da Conquista. “Quando o conflito emerge, ele tem a capacidade ou de potencializar a vulnerabilidade ou de reduzi-la a partir da intervenção qualificada. É importante reconhecer que o encaminhamento da assistência social para órgãos responsáveis externos é também uma estratégia que tem a função complementar ao trabalho social desenvolvido com as famílias”, explicou o secretário.

Com o objetivo de solucionar conflitos sem necessidade de judicialização, o projeto Multiportas oferece assistência jurídica gratuita, voltada para pessoas que não possuem recursos financeiros para arcar com as custas processuais. Segundo o coordenador do Multiportas, José Carlos Melo, essa parceria irá aumentar o alcance do público-alvo, já que ambas as instituições atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. “A parceria entre o Multiportas e a Semdes fortalecerá as ações da assistência social em nosso município, na perspectiva da defesa de direitos. Trata-se de um passo importante para incremento dessa política que se mostra como prioritária da atual gestão municipal, afirmou o professor José Carlos.

Firmada a parceria entre as instituições, as famílias assistidas pelas unidades socioassistenciais de Vitória da Conquista serão encaminhadas para o Multiportas com a possibilidade de solução para, por exemplo, questões relativas à pensão, revisão e exoneração de alimentos; divórcio, guarda, regulamentação de visitas e partilha de bens; reconhecimento de paternidade e reconhecimento de dissolução de união estável, entre outras.