Desenvolvimento Social
Postado em 1 de julho de 2024 as 15:44:40
![](/wp-content/uploads/IMG_3135-1-1020x680.jpg)
A reunião foi realizada no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente
Buscando em melhorar o fluxo de atendimentos e garantir a proteção social de crianças e adolescentes, a equipe da Diretoria de Assistência Social, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), se reuniu, na última semana, com os Conselhos Tutelares para debater sobre o encaminhamento de demandas entre a Semdes e os Conselhos, em especial os casos em que existem violações de direitos.
Na ocasião os conselheiros foram apresentados à equipe da Diretoria de Assistência Social, presentes, no momento, pela Coordenação de Proteção Social Básica, Coordenação de Proteção Social Especial e Coordenação de Gestão do Suas. Além disso, também foi explicado para os conselheiros como a assistência social de Vitória da Conquista está estruturada, a fim de melhorar o entendimento sobre qual o papel de cada unidade de atendimento.
A reunião foi conduzida pela Diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, que destacou como esses momentos de diálogo com o conselho tutelar são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção social. “O diálogo com os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes fortalece o trabalho em rede, à medida em que organizam os fluxos de atendimento e acompanhamento, tem-se maior clareza das competências de cada ator que compõe essa rede e isso reverbera na melhoria do atendimento ao usuário que é o maior beneficiário dessas iniciativas”, explicou Irlane.
- Irlane
- Poliane
- Beatriz
A conselheira tutelar da Zona 2, Poliane de Santana, pontuou como o diálogo com a Semdes é fundamental para que as dinâmicas de trabalho se tornem cada vez mais eficientes. “O objetivo do conselho ao participar desses processos de diálogo é alinhar as questões operacionais relativas ao atendimento. Esses momentos nos ajudam a verificar como as coisas têm acontecido e quais modificações são necessárias para que o serviço seja mais eficaz. Esses diálogos são bastante produtivos, pois de fato, contribuem para que os direitos e garantias de proteção à criança e ao adolescente realmente aconteçam”, destacou Poliane.
Como o Conselho Tutelar passou recentemente por um processo de reestruturação com a criação de um novo Conselho, esses momentos de interlocução são importantes para que as equipes possam tirar eventuais dúvidas sobre as mudanças e também para que as novas conselheiras recém-empossadas possam estreitar os laços com a equipe da Semdes. “Espero que possamos agregar com o trabalho, fazendo com que a nossa atuação esteja cada vez mais forte. Que o fluxo de atendimento esteja cada vez mais unificado, assim como a Semdes e os órgãos que fazem parte da rede de proteção tem buscado”, relatou a nova conselheira tutelar da Zona 3, Beatriz Galvão.