Desenvolvimento Social
Postado em 4 de julho de 2025 as 11:41:39
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Renda e Cidadania, informa que os atendimentos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família estão sendo afetados por uma instabilidade no sistema, o que pode gerar filas e atrasos.
O novo sistema, lançado em 17 de março de 2025, passou a ser operado pelo DataPrev, empresa pública responsável por gerenciar e processar dados da Previdência Social e outros serviços sociais do governo federal. Anteriormente os dados eram operacionalizados pela Caixa Econômica Federal. Em decorrência da mudança, algumas instabilidades têm acontecido, o que pode aumentar o tempo de atendimento.
Atualização dos cadastros
A Semdes reforça que a atualização do Cadastro Único deve ser feita a cada dois anos ou quando houver alterações nos dados da família, como mudança de endereço, composição familiar ou renda. Portanto, não é necessário buscar atendimento antes do prazo, caso não haja mudanças nas informações prestadas. Para as famílias unipessoais, em que o cadastro e atualização só são realizados mediante visita domiciliar, a Semdes recomenda que os usuários busquem o serviço pelo menos 60 dias antes do vencimento do prazo de dois anos, garantindo que as atualizações possam ser feitas em tempo hábil sem ocasionar bloqueio ou suspensão dos benefícios.
Para agilizar os atendimentos e evitar deslocamentos desnecessários, a Secretaria orienta os usuários a procurarem os postos mais próximos de sua residência. O atendimento está disponível em oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Posto Avançado do CadÚnico (na Prefeitura da Zona Oeste – PZO), no Centro de Convivência Conquista Criança, nas Subprefeituras dos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé, além da sede da Semdes.
Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o Call Center da Coordenação de Renda e Cidadania pelo telefone (77) 3429-9437. Mais informações podem ser obtidas também pelo número (77) 3229-3222.
Postos de Atendimento
Cras 1 – Bruno Bacelar
Rua 1, n° 100, Loteamento Bruno Bacelar, bairro Ibirapuera
Cras 2 – Vila América
Avenida Juscelino Kubitschek, s/n, Vila América, bairro Boa Vista
Cras 3 – Pedrinhas
Rua Antonio Nascimento, 930, bairro Cruzeiro
Cras 4 – Jardim Valéria
Avenida Dr. Jadiel Matos, 41, Loteamento Jardim Valéria, bairro Jatobá
Cras 5 – Zona Rural
Praça Catão Ferraz, s/n, bairro Centro
Cras 6 – Nova Cidade
Rua Bela Vista, nº 700 A, Loteamento Panorama, bairro Alto Maron
Extensão do Cras Nova Cidade (Praça CEU)
Praça CEU – Rua Joana Angélica, s/n, bairro Alto Maron
Cras 7 – Nossa Senhora Aparecida
Avenida Santa Cecília, nº 136, próximo à Escola Nossa Senhora Aparecida
Cras 8 – Miro Cairo
Avenida 11, nº 39, Loteamento Senhorinha Cairo, bairro Zabelê
Centro de Convivência Conquista Criança
Avenida Desembargador Mármore Neto, s/n, bairro Cidade Modelo
Posto Avançado de Atendimento na Prefeitura da Zona Oeste
Av. Brumado, 205-289, bairro Ibirapuera
Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão I – Subprefeitura José Gonçalves
Endereço: Praça da Matriz, n° 11, distrito de José Gonçalves
Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão II – Subprefeitura Inhobim
Endereço: Praça Durval Santos, s/n, distrito de Inhobim
Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão III – Subprefeitura Bate Pé
Endereço: Rua Bate Pé, nº 174, Centro, distrito de Bate Pé
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes)
Avenida Juracy Magalhães, n° 182, bairro Jurema