Notícias
Postado em 10 de abril de 2014 as 17:09:53
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Controle Social da Secretaria Municipal de Saúde, organizou, nessa quinta-feira, 9, uma visita de conselheiros locais de saúde ao Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A visita integra as atividades da Semana Nacional de Humanização, promovida pelo Ministério da Saúde, no período de 7 a 11 de abril.
O grupo, formado por componentes de diferentes conselhos do Município, participou da atividade de “Vivência no SUS”, na qual tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Hospital Municipal Esaú Matos e algumas de suas experiências exitosas na área de humanização.
Acompanhados da assessora de Controle Social, Suzinete Bonfim, os conselheiros ouviram atentamente as explicações dos profissionais da unidade sobre a dinâmica do trabalho. A assistente social, Daniella Silva, falou sobre os atendimentos oferecidos pelo Esaú. Na sala de reuniões da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a coordenadora da UTI, Tisia Evangelista, apresentou o projeto Aconchego.
O projeto oferece apoio aos pais dos bebês internados, por meio de atividades como artesanato, terapia manual, massagem, encontro de famílias, assistência social, dia de princesa – em parceria com dois salões de beleza que disponibilizam gratuitamente serviços para as mães, quando seus filhos recebem alta. “O objetivo do Esaú com está atividade é a criação de vínculos entre a família e a criança, pois sabemos que isso propicia alta da UTI mais rapidamente e evita a reinternação”, explicou Tisia.
A conselheira da Unidade de Saúde da Família do Jardim Valéria, Celma Teixeira, se disse surpresa com o atendimento oferecido no Esaú para os pais dos bebês da UTI. “Como mãe, eu não podia imaginar que existisse um trabalho desse aqui no Esaú. Estou muito feliz em conhecer o Esaú tão de perto”, declarou Celma.
Já o conselheiro da Unidade de Saúde da Família de Campinhos e Simão, Zenilton Santos Brito, aproveitou para parabenizar a equipe do Esaú pelos serviços prestados à comunidade. “Todos estão de parabéns por este trabalho que tem ajudado a salvar muitas vidas, durante esses anos”, ressaltou Zenilton.
Após a visita à UTI, os conselheiros conheceram a estrutura de atendimento às gestantes, onde são realizados, em média, 350 partos por mês. “Aqui no Esaú, o cuidado com a humanização acontece de forma geral, tanto para os servidores, quanto para os usuários do serviço”, explicou a assistente social Daniella Silva.
A Semana Nacional de Humanização acontece, de forma descentralizada, em mais de 700 cidades e tem como principal objetivo a mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para o debate acerca dos avanços e desafios da humanização da saúde.