Educação
Postado em 2 de junho de 2025 as 16:30:54
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, realizou nesta segunda-feira (2), a culminância da Semana do Brincar com alunos de 12 escolas da rede municipal. O evento foi realizado nos turnos matutino e vespertino, na Praça Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo (CEU).
Foram ofertadas atividades brincantes com tobogã inflável, pula-pula, além dos brinquedos que têm na própria localidade, a exemplo de balanço e gangorra. Houve também escultura de balão, pintura facial, momento musical com Marcelly Cillani e animação com William Cabral dos Santos e Milena Lemos. De acordo com a coordenadora Ronilda Oliveira, a programação foi feita especialmente para as crianças.
Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Juiz Dr. Antônio Helder Thomaz, Luanna Caetité Santos Gomes, a Semana do Brincar se configura num momento de suma importância em toda a rede. “Na nossa escola foram desenvolvidas várias atividades lúdicas com nossos alunos”.
Aluna do quinto ano C, Kamilly Gabrielly, 10 anos, gostou muito dos brinquedos e do algodão doce. “Valeu a pena participar da Semana do Brincar”. A aluna do quarto ano, Ketellylohame Santos Carmo, 11 anos, também admirou o evento. “Gostei muito da pintura e dos brinquedos”.
- Equipe da Smed. Ronilda é a segunda da direita para esqueda
- Luanna
- Kamilly e Luanna
- Ketellylohame
A diretora da Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, Alice Mary Oliveira Silva, considerou a ação motivadora para os alunos. “Quando anunciamos que iríamos fazer o fechamento da semana na praça, com brinquedos e lanches especiais, eles ficaram animados. Durante a semana, a expectativa foi grande. Hoje chegaram cedo para participar”. Ela acrescentou que a Semana do Brincar é muito importante principalmente para os alunos de seis e sete anos, para que se sintam mais acolhidos e menos inseguros numa escola que é de tempo integral.
Ivani Valeriano Santos, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Prascóvia Menezes Lapa, no distrito do Iguá, falou da sua alegria de ter a sua escola participando da culminância do projeto. “A Prascóvia é um Cmei da Zona Rural. São crianças que não têm muita oportunidade de sair da localidade. Então aproveitamos a oportunidade e as crianças ficaram muito felizes de poder vir e participar das ações”.
- Equipe da Escola Antônia Cavalcanti
- Cmei Prascóvia Menezes
- Cmei Vila América
No turno matutino participaram as escolas municipais Antônia Cavalcanti e Silva, com 41 alunos, e a Juiz Dr. Antônio Helder Thomaz, com 60; os Cmeis Prascóvia Menezes Lapa (Distrito do Iguá) com 23 alunos e Vila América com 19; as creches conveniadas Bela Vista, com 40 alunos, e Vivendo e Aprendendo, com 51.
No período vespertino participaram as escolas municipais Conquista Criança, Maria Leal e Nestor Fonseca, com 30, 20 e 20 alunos, respectivamente; os Cmeis Auxêncio Dias de Oliveira, Prof.ª Heleusa Figueira Câmara e Tia Zaza, com 40, 21 e 60 alunos, respectivamente.