Desenvolvimento Social
Postado em 4 de dezembro de 2024 as 07:56:10
Cerca de 20 mães de crianças de até seis anos participaram, na tarde de terça-feira (3), de uma ação promovida pelo programa Primeira Infância no Serviço Unificado de Assistência Social (PIS), coordenado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A iniciativa integra a programação da Semana do Bebê deste ano, cujo tema aborda os cuidados na primeira infância.
As participantes do encontro são mães e gestantes acolhidas pelo Projeto Menino Jesus, da comunidade católica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e mulheres referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras 3), que atende aos bairros Pedrinhas e Cruzeiro. Reunidas no salão da igreja, que fica localizada na Rua da Corrente, elas foram orientadas pela nutricionista Dalila Oliveira, da Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sobre a alimentação saudável na primeira infância.
Dalila enfatizou a importância de educar as crianças para que, desde cedo, adotem uma dieta rica em alimentos naturais. Ao final da palestra, uma sopa de legumes e carne foi servida para as crianças com idade a partir de seis meses. “É fundamental que as crianças tenham acesso a alimentos como arroz, feijão, macarrão, ovo e carne”, destacou a nutricionista.
Vera Lúcia Almeida, uma das mães presentes, comentou sobre a importância do conhecimento adquirido na palestra. “Para mim, é muito bom, porque sou diabética e tenho uma filha pequena que já prefere frutas ao açúcar. Ela já quer comer feijão e outros alimentos saudáveis, então acho isso muito importante”, salientou.
Neuzete Caires, coordenadora do Projeto Menino Jesus, ressaltou que a iniciativa já existe há 11 anos e que a parceria com o Cras tem facilitado o trabalho de orientação e assistência às mães e gestantes. Cleonice Aragão, gerente do Cras 3, acrescentou que a colaboração entre o serviço e o projeto está em seu terceiro ano. “Esse grupo já existia antes da chegada do Cras, e após nossa chegada, intensificamos o trabalho. Sempre pedimos às mães que convidem outras, ampliando assim a rede de assistência”, afirmou Cleonice.
Semana do Bebê
Em sua 9ª edição e com o tema “Construindo o futuro: o poder do cuidado na primeira infância”, a Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que visa priorizar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em Vitória da Conquista, a atividade faz parte do calendário oficial do município desde 2019, conforme o Decreto nº 19.951, e é realizada de forma intersetorial pela Prefeitura, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e outras entidades.
Durante a semana, uma ampla programação está sendo desenvolvida, abrangendo as zonas Urbana e Rural do município. As atividades são realizadas em espaços como o Hospital Municipal Esaú Matos, instituições educacionais que atendem à educação infantil, unidades de saúde da atenção primária, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Projeto Menino Jesus do bairro Cruzeiro, o povoado de Queimadas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista (Apae).