Contação de história

Com o tema “Cuidado integral na primeira infância”, a 6ª Semana do Bebê, realizada por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), que mantém o Hospital Esaú Matos, foi encerrada neste sábado (11), na Escola Fernando Spínola.

Gestantes puderam ter uma noção do tamanho do seu bebê ainda no ventre, por meio da pintura realizada pelas doulas do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Esaú Matos. As voluntárias, que prestam apoio emocional, informacional e conforto físico às grávidas e puérperas, também falaram sobre o parto humanizado.

Cris Moura, coordenadora do GTH, e Geslaine Prado

Geslaine Prado está no quinto mês de gestação e ao saber das atividades realizadas essa semana fez questão de participar. “Terça fui no posto, quinta no Cras e hoje aqui. Uma semana bem rica de informações. É muito importante cuidar da saúde do bebê. Está sendo maravilhoso, é um aprendizado”, comentou a moradora da Patagônia.

Momentos lúdicos foram proporcionados pela equipe da Educação. Kalebe, de dois anos, foi com sua mãe Joane da Silva e sua irmã Luiza para o evento e fez uma pintura, segundo ele, do Homem-Aranha. “Adorei, mãe”, disse o menino e sua genitora completou que as atividades realizadas durante essa semana foram muito interessantes.

Profissionais da Saúde ainda aferiram pressão arterial e realizaram testes de glicemia.

Kalebe, sua mãe e irmã

Avaliação –Rodas de conversa, contação de histórias, apresentações culturais entre outras atividades foram realizadas durante a 6ª Semana do Bebê que teve como objetivo intensificar a mobilização pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida em Vitória da Conquista.

Segundo Polímnia Cassimiro, a articuladora municipal do Selo Unicef – Edição 2021/2024, do qual a Semana do Bebê faz parte, o saldo das ações foi positivo. ”Chegamos a reta final com alegria e gratidão por termos cumprido nosso papel. Os serviços foram prestados em todo canto da cidade com zelo e conseguimos fazer uma ação de forma intersetorial muito bem conectada”, afirmou Polímnia, que já planeja as próximas ações.

Gislany Fontes (Saúde), Laís Pinheiro (Semdes) e Polímnia Cassimiro (Smed)

A Semana do Bebê contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Rede Cegonha. Desde 2019, a Semana do Bebê integra o Calendário Anual do Município, conforme o Decreto nº 19.951, de 2 de dezembro.