A programação da 6ª Semana do Bebê também tem integrado os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Nessa quinta-feira (10), o Cras Jardim Valéria realizou o Dia “D”, com plaestra educativa, música, contação de histórias e momento de integração. Cerca de 70 mães, gestantes e responsáveis participaram da tarde especial com suas crianças.


Sivlanir Gonçalves é mãe de três filhos, e há três anos é acompanhada pelo Cras. Segurando no colo o seu caçula, Gael, de apenas 11 meses, ela conta que essa é a segunda vez que ela participa da Semana do Bebê. “É muito bom, é maravilhoso. Ano passado eu tive, tava grávida dele, participei, troquei informações com outras mães que eram mães de primeira viagem. Tô aqui novamente, já com ele. É muito bom estar participando de uma palestra, porque tem coisas que a gente tem conhecimento, mas outras mães não tem”, disse.

Para Natalice Santos de Oliveira, essa foi a experiência pioneira no evento. “É muito importante porque junta a comunidade, juntam várias mães, porque não é fácil. A gente tem filho, mas a gente sabe que a criação não é fácil, chega uma certa idade deles que eles tem um limite ali, é nervoso. Eu acho que vai ajudar muito, a gente vai aprender mais e mais”, contou Natalice, que há oito anos é usuária do Cras, onde também encontrou apoio para seu filho Artur, de cinco anos.

A gerente do Cras Vila América, Sheila Cristina Portela, explicou que o objetivo da atividade é trazer dinâmicas e falar de questões ligadas à maternidade. Nesse sentido, ela destacou o papel do programa Pirmeira Infância no Suas (PIS), articulado pelos Cras para acompanhar gestantes e crianças de zero a três anos. “A gente trabalha diretamente com a saúde e a educação, são essas três políticas que garantem direitos. Nós estamos aqui para garantir direitos, e o Cras trabalha na prevenção de vulnerabilidade e riscos socais”, detalhou a gerente.

A quinta-feira também foi o Dia “D” da Semana do Bebê no Cras Bruno Bacelar. Na quarta (8), foi a vez do Cras Vila América, do Cras Rural (no povoado de Boqueirão) e do Cras Miro Cairo.

Visita no Planetário da Cmei Simão

Visita ao Planetário – A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Educação Infantil, promoveu aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Gelásio Alves Zera dos Santos, Simão, Professora Heleusa Figueira Câmara e Conselheiro Pedro Emílio Silva Passos, uma visita ao planetário Professor Everardo Públio de Castro. A atividade também aconteceu na quinta-feira (9), como parte da Semana do Bebê, programação do Selo Unicef.

Para a integrante da equipe do Núcleo Pedagógico da Smed, Cláudia Jardim, as crianças ficaram deslumbradas, maravilhadas, com as imagens visualizadas. “É algo diferente. Um recurso difícil de encontrar. Então é um privilégio termos o planetário para poder oferecer uma atividade diferente e tão deslumbrante”. Para ela, essas atividades diversificam o aprendizado das crianças, porque vai além do que costumam ver em sala de aula. “Avalio como muito positiva, trazendo mais qualidade para o nosso ensino público”, concluiu.