Será realizada de 5 a 10 de dezembro, mais uma edição da “Semana do Bebê”. A ação faz parte do Selo Unicef e já foi instituída no calendário municipal por meio do Decreto nº 19.951, de 2 de dezembro de 2019. Trata-se de uma ação intersetorial envolvendo as secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes), além da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), mantenedora do Hospital Esaú Matos. Hoje, nas dependências do Cemae, foi realizada uma reunião entre os representantes para definir a programação.

De acordo com a coordenadora das áreas técnicas da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, ligada à Secretaria Municipal de Saúde e também articuladora na área da saúde do Selo Unicef, Gislany Fontes, trata-se de uma atividade voltada para o fortalecimento do cuidado integral na primeira infância, porque já existem dados comprovados de como impacta no desenvolvimento de um adulto todas as ações realizadas na primeira infância.

Gislany explica que na abertura é feita a entrega da chave para o(a) Bebê Prefeito(a), que será a primeira criança a nascer no dia 5, com critérios específicos. Também será feita a entrega da caderneta da criança e a vinculação dela à unidade de saúde de referência. Ainda segundo ela, no decorrer da semana serão realizadas várias ações nas três secretarias e na Fundação, e no dia 10 acontece o encerramento na praça Ceus, com várias atividades lúdicas, recreativas com as crianças para fechar a semana do bebê. Além dos gestores das três secretarias e da Fundação de Saúde, também estarão presentes a prefeita e convidados.

O coordenador do Núcleo de Dados e Estatísticas Pedagógicas e mobilizador do Selo Unicef na Smed, Rodrigo Sousa Ferreira, falou da expectativa para a Semana do Bebê e destacou o trabalho intersetorial. “É algo muito rico para nós, por se tratar de um dos indicadores do resultado sistêmico 1 que é o cuidar da primeira infância. Com certeza, a Smed, SMS e Semdes se mobilizam, juntam esforços, para proporcionar todas essas atividades à comunidade de maneira geral e isso é uma das belezas que temos no Selo Unicef. Não é algo de uma secretaria, é do Governo Municipal. Levantamos a bandeira com muita honra e muita gratidão mesmo, por nos dar a oportunidade de trabalhar dessa forma”.