Nesta segunda-feira (4), às 19h, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e da Procuradoria-Geral do Município, promove o I Fórum de Gestão Pública, que faz parte da Semana de Controle e Prevenção à Corrupção, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) campus Anísio Teixeira.

Realizada em parceria com a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e da Rede de Controle da Gestão Pública, a Semana acontece de 4 a 7 de dezembro. Durante a cerimônia de abertura do evento, com o I Fórum de Gestão Pública, acontece a conferência “Corrupção e compliance officer – controle e responsabilidade”, com o jurista, professor e ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro.

A segunda programação da noite é a palestra “Desafios e oportunidades para a promoção da equidade de gêneros nas discussões governamentais – 21 dias de ativismo pelo fim da violência contras as mulheres”, com a juíza de Direito e coordenadora regional da Associação dos Magistrados da Bahia, Adiane Jaqueline Neves da Silva Oliveira. Para encerrar o primeiro dia de evento, o procurador do STJD e presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, Walter José Fayad de Moura, faz uma palestra com a temática “Governança e prevenção dos litígios na advocacia pública – desafios regulatórios e legislativos”.

De acordo com o secretário de Transparência, Mateus Novais, mais de 800 pessoas se inscreveram no evento. Nesta terça, o encontro terá a presença de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, o presidente eleito do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci ), dentre outras autoridades. “Ainda vamos receber diversos nomes importantes que tratam das temáticas de transparência, gestão pública, controle, de prevenção à corrupção, ouvidoria e lei geral de proteção de dados”, destacou.

O secretário também ressaltou que pessoas de mais de 70 municípios da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santos e outros estados do Brasil se inscreveram no evento. “Para a gente tá sendo uma grande honra o município de Vitória da Conquista ser palco de um evento como esse. São quatro dias intensos de muita discussão e aprendizado”, disse.

No decorrer da Semana de Controle e Prevenção à Corrupção também serão realizados o I Encontro de Procuradores do Interior da Bahia, o III Seminário Regional de Controle Interno (UCIB) e o Seminário em Comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção – Rede de Controle da Gestão Pública.

Ao todo, 34 palestrantes estarão presentes para a realização de três conferências, sete palestras e 14 oficinas que destacam a atuação de profissionais das áreas de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Advocacia Pública.