No próximo dia 7 de Setembro, serão celebrados os 198 anos da Independência do Brasil. Em Vitória da Conquista, como mais uma medida preventiva ao novo coronavírus adotada pela Prefeitura, neste ano, o tradicional desfile cívico-militar que aconteceria na Avenida Integração foi cancelado.

Entretanto, a data, que marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia brasileira, vai continuar a ser lembrada em Conquista. Bandeiras do Brasil, que são tradicionalmente dispostas no percurso do desfile, foram instaladas pela Secretaria Municipal de Educação em diferentes pontos da cidade, como nas praças Gerson Sales e Mármore Neto, para lembrar a importante data e valorizar o patriotismo entre os cidadãos.

“O 7 de setembro é um marco histórico da liberdade brasileira. Essa data especial, comemorada por nós patriotas, está dentro de um novo formato, imposto pelas restrições em saúde. Distribuímos pela cidade bandeiras que arvoram, mostrando um porvir de novos horizontes, cheios de esperanças no país que queremos e lutamos, consolidando em definitivo a sua liberdade”, comentou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Com a restrição da realização do desfile, a data do dia 7 de setembro vai ser marcada por um Ato Cívico, no Espaço Cultural Glauber Rocha, pela entrega do Planetário Professor Everardo Públio de Castro à população e pela 1ª Mostra “Cibernética: Evolução e Arte”. A Mostra será uma exposição na área externa do Planetário e parte do foyer Josemar Rodrigues, com uma breve retrospectiva de desfiles cívicos realizados pela Secretaria.

Equipe de Arte e Eventos da Smed trabalha nos ajustes finais para a Mostra

As peças que serão expostas estão recebendo os retoques finais da equipe de Artes e Eventos da Educação. E vale ressaltar que todas as medidas de segurança definidas pelos órgãos de Saúde estão sendo adotadas para a Mostra.