A Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou, nesta quarta-feira (29), uma ação de prevenção ao suicídio. O momento de reflexão foi realizado por meio do Núcleo de Projetos e Treinamentos – Gestão de Pessoas e destinado aos coordenadores escolares da Rede Municipal de Ensino.

O evento aconteceu no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, no Centro Glauber Rocha, e contou com uma palestra ministrada pela psicóloga e psicanalista, Angélica Rosa, acerca de medidas de prevenção ao suicídio e de valorização da vida nas escolas. “É muito importante a gente estar falando a respeito desse tema porque quando a gente fala, a gente escuta, e quando a gente escuta, a gente tem a possibilidade de ressignificar aquilo que dói na gente”, explicou Angélica.

Para Jucinara Campanha, vice-diretora da Escola Alaor Coutinho, participante do evento, o tema da palestra é muito importante para os coordenadores escolares pois é através de informações apresentadas na palestra que os profissionais podem saber identificar e lidar com jovens que apresentem algum sinal de que precisam de ajuda, “precisamos saber como identificar esses sinais, principalmente agora na volta às aulas, para que a gente possa oferecer ajuda a esses alunos”, esclareceu.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Semad, Aline Maciel, o evento teve como intuito estimular o diálogo aberto sobre o assunto e favorecer o aperfeiçoamento das competências, além de proporcionar ações voltadas ao bem estar e aprendizagem. “É um assunto muito delicado, às vezes silencioso, que a gente precisa estar sempre com a atenção em dia para que a gente possa socorrer e minimizar falas que possam provocar no outro sentimentos e sensações prejudiciais. Esse é um momento de relembrarmos coisas que a gente deve viver e cuidar o ano inteiro”, finalizou.

Na quarta-feira passada (22), uma palestra com a mesma temática foi realizada de forma on-line para os demais servidores municipais. Interessados podem revê-la no canal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) no Youtube.