A equipe do Selo Unicef de Vitória da Conquista se reuniu com o secretário e membros da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), para discutir a entrega do Selo Unicef em Vitória da Conquista. A reunião tomou como base uma carta enviada pela equipe do Selo na Bahia parabenizando o município pelos esforços em garantir o direito das crianças e adolescentes, e também um relatório das atividades já realizadas pela equipe do Selo que atua em Vitória da Conquista.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Vitória da Conquista é uma das cidades que aderiu à iniciativa e, durante o período de 2021-2024, tem participado de capacitações, recebido bibliografia e suporte técnico da equipe do Unicef e parceiros, de modo a desenvolver um plano de ação e mobilizar a comunidade local para participar das decisões e acompanhar a evolução de indicadores sociais.

Os municípios que optam por aderir ao Selo se comprometem a melhorar as políticas públicas em sete áreas: 1) desenvolvimento infantil na primeira infância; 2) educação de qualidade para todos; 3) hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; 4) oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; 5) desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; 6) prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; 7) proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.

A avaliação feita pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, foi positiva, já que o município cumpriu e entregou relatórios da maior parte das atividades propostas. As poucas atividades em que ainda não foram enviados relatórios para a equipe do Unicef Bahia ainda estão dentro do prazo, que é dia 30 de junho.

O secretário também destacou a necessidade de implementar estratégias para intensificar o trabalho do Busca Ativa Vacinal, e sugeriu que o serviço possa ser articulado junto com o Suas na Comunidade, programa da Prefeitura que tem levado os serviços da assistência social até as populações mais vulneráveis. “Estamos orgulhosos dos avanços que alcançamos até agora em prol das crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. A adesão ao Selo Unicef tem sido fundamental para fortalecer nossas políticas públicas e garantir um futuro mais promissor para a nossa juventude”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

A articuladora do Selo no Município, Laís Pinheiro, explicou que um dos principais eventos do Selo em Vitória da Conquista será o Segundo Fórum Comunitário, que está em fase de planejamento e tem previsão para ser realizado no mês de abril. “O fórum é um espaço em que podemos apresentar as políticas implementadas no município, voltadas para crianças e adolescentes. Esse também vai ser o momento para discutir quais serão os próximos passos e quais caminhos nós vamos seguir”, afirmou Laís.