Governo
Postado em 8 de novembro de 2024 as 07:30:11 e atualizado em 19 de dezembro de 2024 as 11:19:45
O Governando com as Pessoas, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, tem como propósito ouvir o cidadão e executar o que é mais urgente para a comunidade. O programa começou como projeto-piloto no segundo semestre de 2023, no bairro Zabelê, e, em 2024, alcançou os bairros Alto Maron, Ibirapuera, Guarani, Jatobá/Comveima, Patagônia e Espírito Santos e as sedes dos distritos de Inhobim, Dantelândia e José Gonçalves. Em 2024, seis obras foram realizadas, entre reformas e ampliação de unidades de saúde, revitalização de escola, requalificação do sistema simplificado de abastecimento de água, além de serviços como oferta de transporte coletivo, coleta de exames laboratoriais em sedes de zona rural, operações de limpeza e tapa-buracos, e manutenção de praças e áreas verdes.
Em média, 6% da população, que mora nestas noves localidades, escolheram, por meio de uma plataforma on-line, as intervenções que consideravam mais necessárias para o bairro ou distrito onde mora. O Governando com as Pessoas 2024, que começou com as mobilizações em janeiro, teve mais de 15 obras e serviços eleitos e finalizou as entregas em outubro, mostra que é possível escutar a população, executar o trabalho intersetorial e entregar obras e serviços com celeridade.
E o desejo da gestão municipal em avançar ainda mais a partir da escuta de quem conhece de perto as principais e reais necessidades da sua localidade foi atendido. Por isso, a prefeita Sheila Lemos afirma que, diante do sucesso, o Governando com as Pessoas seguirá para outras regiões do município. “O programa está previsto para 2025 e segue a todo vapor com a intenção de alcançar todos os bairros e distritos do município de Vitória da Conquista. O objetivo é melhorar cada vez mais o sistema, permitindo aperfeiçoar os ciclos e a votação, tornando a plataforma mais acessível para a comunidade”, declarou a gestora.
Para a secretária Municipal de Governo, Geanne de Oliveira, responsável por realizar o Governando com as Pessoas, o ano foi especial. “Foi um momento de ampliar essa participação popular, tanto para a Zona Urbana quanto para Zona Rural, e a gente teve o prazer de estar mais perto da população. E independente do programa ter rodado a escuta popular até julho, as obras estão sendo executadas, e todas as obras que a prefeita Sheila anunciou no programa, elas serão executadas a tempo”, declarou.
De acordo Geanne, além da participação popular, o sucesso do programa se deve ao trabalho intersetorial. “É uma alegria estar testemunhando que o programa Governando com as Pessoas não é apenas uma escuta popular, mas é uma escuta ativa, é uma escuta que executa. Isso só é possível porque o governo age como organismo, onde todas as secretarias dedicam algum nível de empenho para que o programa aconteça”, celebrou a secretária de Governo.
Este ano, para facilitar a escuta da população e a execução por parte da Prefeitura, o programa adotou o sistema de ciclos, contemplando em cada um dele, um bairro da zona leste, um da zona oeste e um distrito da zona rural.
Escolhas
No ciclo 1, por exemplo, que contemplou os bairros Alto Maron, Ibirapuera e o distrito Inhobim, foram entregues: as reformas e ampliações das unidades de Saúde do Bruno Bacelar e do Panorama e a requalificação e ampliação do sistema simplificado de água na sede de Inhobim. Lá, a Prefeitura ampliou a vazão de água de 160 mil litros por dia para 360 mil litros diários, e ampliou o número de pessoas atendidas, chegando a 100% das casas da sede do distrito. As obras de manutenção da área verde do Colégio Ademário Pinheiro e a reforma da praça Migdônio Fonseca estão em andamento, e a iluminação na Rua Acre, bairro Ibirapuera, já foi concluída.
Já o Guarani, Jatobá/Comveima e Dantelândia fizeram parte do Ciclo 2 e as obras e serviços escolhidos e já realizados são: reforma da Unidade de Saúde Hugo de Castro, revitalização da Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo e ampliação do Transporte Público
Por fim, o Ciclo 3 contemplou os bairros Espírito Santo, Patagônia e o distrito de José Gonçalves. Encerrado em 2 de julho, o início das obras ainda está em estudo, mas um serviço já está fazendo a diferença para os moradores de José Gonçalves. É o transporte coletivo. Desde setembro, a linha R68 começou a operar com cinco horários em dias úteis, saindo da sede de José Gonçalves com destino ao Centro, às 6h30, 8h30, 12h45, 14h45 e 19h, e retornando ao distrito, saindo da Régis Pacheco (nas imediações do viaduto), às 7h30, 11h45, 13h45 e 18h. No intervalo das 8h30 às 11h45, o veículo estará recolhido para higienização. Aos sábados e domingos são apenas dois horários, um de manhã e outro à tarde.
Mobilizações
Antes da votação propriamente dita, houve uma ampla escuta, na qual cada morador podia expor sua sugestão. Para que a população soubesse da dinâmica do programa e soubesse do período de votação, mobilizações foram realizadas com as comunidades envolvidas. A equipe da Secretaria Municipal de Governo contou com o apoio das secretarias municipais, a exemplo das secretarias de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, e de lideranças comunitárias.
Em 2024, as mobilizações tiveram 1.499 participantes, sendo 670 no ciclo I, 463 no ciclo II e 366 no ciclo III.