Seinfra reúne moradores do entorno da Avenida Presidente Vargas para discutir acesso aos condomínios
Notícias
Postado em 13 de julho de 2023 as 19:14:36
Na tarde desta quinta-feira (13), o secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, se reuniu com representantes dos condomínios localizados na Avenida Presidente Vargas, que atualmente está passando por obras realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT).
No encontro, realizado na Prefeitura, os condôminos relataram preocupação com a obra que, segundo eles, foi iniciada sem que houvesse diálogo ou consulta à população dos bairros situados no entorno e sem apresentação de qualquer projeto ou plano de execução.
No projeto básico apresentado na página da SIT do Governo do Estado consta como se dará o serviço de duplicação do trecho, compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e o contorno rodoviário leste (sentido Barra do Choça), em uma extensão de 3,12 km. Entretanto, o documento não especifica ou menciona quaisquer garantias de acesso, mobilidade e trafegabilidade para estes moradores.
O síndico dos condomínios Mirante da Vitória e Mirante da Conquista, Gustavo Pedreira, destacou que mediante o andamento das obras já foram observadas pelos moradores alterações em alguns acessos, o que os levou a procurar a Prefeitura para intermediar um diálogo. “O secretário Jackson nos apresentou aqui uma proposta da Prefeitura para a melhoria do acesso aos condomínios, a qual entendemos como ideal. O que buscamos agora é o diálogo com o Governo do Estado, responsável pela obra, para que escute a população deste bairro que vai sofrer diretamente com estes impactos”, destacou Gustavo.

Gustavo (à esquerda) e Jackson Yoshiura
Segundo o secretário, a obra também segue à revelia da gestão municipal, que não foi consultada sobre seu planejamento. Ele ressalta que a duplicação do trecho é interesse antigo da prefeita Sheila Lemos e é vista com bons olhos pela gestão municipal. Contudo, ele entende que a oitiva dos moradores é parte crucial para esta execução. “Não desejamos criar qualquer conflito que possa interferir no andamento da obra, que é do interesse da cidade. Nos próximos dias, a prefeita fará a entrega da demanda destes moradores, junto com um parecer técnico da Prefeitura sobre o caso, nas mãos do próprio secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito”, garantiu Jackson.