O forró pé de serra voltou a ganhar palco na Praça 9 de Novembro nesta terça-feira (14), segundo dia do Arraiá da Conquista. Os grupos Forrozão da Arapuca e Chega Mais se apresentaram para um numeroso e diverso público, que incluiu famílias, trabalhadores do comércio, crianças, jovens e idosos, todos saudosos da tradicional festa São João, que este ano volta por cima em Vitória da Conquista.

Além das duas bandas, que ajudaram a esquentar o frio do finalzinho de tarde e da noite no centro da cidade, o poeta e cantador Xangai, que antes de ser secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é um dos nomes mais conhecidos e respeitados da música nordestina, valorizado no Brasil e fora dele pela sua defesa da cultura nacional, sertaneja e conquistense.

Quem esteve na praça, gostou.

Desde criança, a farmacêutica Mariana Moura costuma frequentar a festa junina da 9 de Novembro, acompanhada dos pais. Hoje, ela e a mãe, Edna, mantiveram a tradição. Ao sair do trabalho, as duas se encontraram para ir até a praça, comer canjica, tomar quentão e ouvir um bom forró.

“É bom prestigiar o pessoal e apoiar o movimento do forró da cidade. Valoriza também o pessoal daqui que toca forró, que trabalha com isso, e a gente vem pra prestigiar eles mesmo. É uma época gostosa”, afirmou Mariana. Para ela, também é uma oportunidade de compensar os últimos dois anos sem festa junina, devido à pandemia. “Fez bastante falta pra gente, agora é aproveitar de novo”, disse.

Ao contrário de Mariana, esta foi a primeira vez que o médico Otávio Peixoto veio ao Arraiá da Conquista. O sergipano adotou a cidade após se casar com uma conquistense, Sara. Hoje, eles trouxeram o filho Tomás, de 3 anos, para aproveitar a festa em família.

“São João pra mim é a melhor época do ano, é uma coisa que eu sempre espero, a expectativa pra chegar no mês de junho. O clima, a música, as comidas… Então era saudade e um pouco de nostalgia. To gostando, tá bem organizado, bem limpo, a decoração ficou bem legal, bem clima de São João”, aprovou Otávio.

O vocalista do grupo Forrozão da Arapuca, Alcebíades Pereira, mais conhecido como Bia da Arapuca, falou sobre a alegria em “tirar a poeira dos instrumentos” e “fazer forró pro povo” no tradicional São João da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Forrozão da Arapuca

Banda Chega Mais

“Parabenizar a prefeita Sheila Lemos e todos os organizadores por esse evento tão grandioso e maravilhoso pra nós, que estávamos com vontade de tocar forró. Valoriza a arte e a cultura da terra, valoriza os artistas da terra, a gente fica muito feliz”, destacou Bia.

A programação segue nesta quarta-feira (15), com Bruno Brasil, às 17h, e Ito Moreno, às 19h. Vale a pena agendar uma passada na 9 de Novembro.