A partir dessa quarta-feira, 3, as unidades de saúde de Vitória da Conquista estarão realizando a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A segunda dose da vacina estará disponível para adolescentes, entre 11 e 13 anos, que tomaram a primeira dose no período de 10 de março a 10 de abril.

A vacina contra o HPV é divida em três doses. Na primeira etapa, foram imunizadas em Vitória da Conquista 8.206 meninas. “É importante lembrar que a adolescente só estará protegida com as três doses da vacina, sendo que a segunda deve ser tomada seis meses após a primeira. Assim, os pais devem ficar atentos ao cartão de vacinação de suas filhas para não perderem o prazo”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Crisnia Sampaio.

Durante esta etapa, diferente da primeira, não será realizada a vacinação nas escolas. Os pais devem levar suas filhas na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira.

Sobre o HPV – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para o filho no momento do parto.Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo estão infectadas.

Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos. (Com informações do Ministério da Saúde)