A administração municipal de Vitória da Conquista tornou-se uma das referências nacionais na utilização do conteúdo da Escola Federativa e dos cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com uma grande participação de servidores. As iniciativas têm a gestão integrada da secretarias municipais de Governo (Segov) e de Gestão e Inovação (Semgi) que buscam ampliar a quantidade de servidores participantes.

Com este objetivo, a titular da Segov, Geanne Oliveira, que esta semana esteve em Brasília em agendas relacionadas ao tema, reuniu-se, nesta sexta-feira (19), na Ouvidoria-Geral do Município, com a ouvidora-geral Thaisy Gusmão e equipe. Segundo Geanne. Vitória da Conquista foi considerada um dos casos de sucesso no país pelo modal de mobilização dos servidores que a Prefeitura está utilizando, por meio dos agentes federativos.

Ela explicou que em cada secretaria há um agente responsável por mobilizar outros servidores a participar da formação, que se encontra disponível na Trilha Básica de Conhecimento. Trata-se de uma lista de cursos básicos sobre noções de gestão pública, que são disponibilizados pela Escola Federativa.

“Ainda dá tempo de os servidores participarem da Trilha Básica de Conhecimento para concorrer a um prêmio no Dia do Servidor. É só entrar no Portal do Servidor, clicar no link e se inscrever”, avisou a secretária de Governo. O conteúdo pode ser acessado por qualquer servidor municipal. Basta ir ao Portal do Servidor, disponível no site oficial da Prefeitura, e clicar no botão Escola Virtual, para poder ter acesso às diversas opções de links que levam a cursos.

“Nós elencamos cinco cursos básicos para entender um pouco da concepção básica do que é uma administração pública. Tanto podemos ser espectadores quanto colaboradores dessa plataforma, criando cursos e ancorando na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública”, completou Geanne.

Mais capacitação, mais conhecimento

Para Thaisy Gusmão, a Ouvidoria-Geral tem trabalhado no sentido da qualificação do servidor, preparando-o para um atendimento ainda mais humanizado e mais próximo do cidadão. “Para isso, trouxemos conteúdos importantes, como a comunicação não violenta, que estamos trabalhando com a equipe”, relatou.

“É bem simbólico receber essa visita da secretária Geanne e da equipe da Escola Federativa, porque, assim que abrimos as portas, nós já começamos esse novo trabalho, com novos desafios e novas propostas, convidando a equipe e sensibilizando-a para mais capacitações, mais conhecimento. É assim que nós acreditamos que vamos servir melhor à população”, concluiu Thaisy.