Mais de 160 profissionais são beneficiados pela iniciativa

Encontro abordou, como tema principal, a Educação Especial.

Promover a atualização profissional dos servidores tem sido uma ação constante da Secretaria Municipal de Educação. E, neste ano, o primeiro público beneficiado pela iniciativa foi o de secretários e auxiliares escolares, que juntos somam mais de 160 profissionais. Eles participaram nesta sexta-feira (17) de uma formação no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

O tema abordado pelas coordenadoras do Núcleo de Educação Especial da Secretaria, Janaína Valéria e Gilnúbia Mendes, foi “Aspectos Legais e Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Entre outros pontos, elas falaram acerca do Capítulo V da Lei nº 9.394/96 (que dispõe as diretrizes e bases da educação nacional).

Pouco mais de mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino têm deficiência. “E esses alunos precisam encontrar uma equipe totalmente preparada para incluí-los na escola. Então, propusemos esse tema para sanar algumas dúvidas dos secretários e auxiliares a respeito dessa modalidade”, explicou a coordenadora do setor de Legalização Escolar, Elionara Nolasco.

Alunos da Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, alguns deles com deficiência, se apresentaram na formação

Na oportunidade, como forma de valorização e respeito aos alunos com deficiência, alunos da Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, alguns deles com Transtorno do Espectro Autista, fizeram uma apresentação musical. Além disso, foram tratadas questões acerca da Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal e do processo de matrícula que está em andamento, principalmente, a pré-matrícula online que acontece no fim do mês.

O secretário da pasta, Esmeraldino Correia, comentou o compromisso da gestão em incentivar a formação continuada dos profissionais da Educação. Essa é a sétima formação voltada para esse público, sendo a primeira do ano. “Essas ações vão se repetir ao longo do ano para aprimorarmos o diálogo, ouvindo cada vez mais a comunidade escolar e, juntos, educarmos qualificadamente os nossos alunos”, assegurou o secretário.

Para a secretária escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Emílio da Silva Passos, Gildete Andrade, é motivo de felicidade ter essas formações continuadas. “São formações de grande importância para o nosso dia a dia nas instituições. E, até mesmo depois das formações, a Legalização e a Smed dão um suporte muito bom para que possamos fazer o nosso trabalho. Espero que essa parceria continue, pois é muito gratificante”, comentou a secretária que há 10 anos exerce essa função.