Peças fundamentais nas escolas e na vida acadêmica dos alunos, secretários escolares e auxiliares de secretaria da Rede Municipal de Educação participaram de uma formação. O encontro, realizado no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, contou com a participação de 167 profissionais nos três turnos de atividades.

Durante a capacitação, que terminou nesta segunda-feira (23), foram abordados aspectos da rotina de uma secretaria escolar, a exemplo da organização, atualização, atendimento e prazos. Conhecimentos de Legislação também estavam entre os conteúdos.

A gerente do Núcleo de Legalização Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Elionara Nolasco, ressaltou que a formação buscou ainda levar os participantes a autopercepção e reflexões sobre o trabalho. “Abordamos questões ligadas à inteligência emocional e a ética profissional, considerando que os profissionais precisam também conhecer a si mesmos para saber lidar com os outros”, lembrou.

Os secretários e auxiliares de secretaria destacaram a importância da capacitação. “Foram momentos bem produtivos, nos quais tiramos dúvidas e ouvimos experiências de outros colegas”, disse Patrícia Viana, secretária escolar em Cercadinho. E Marcelo Rodrigues, que está na função há cinco anos, completou: “Sempre é bom discutirmos assuntos inerentes ao nosso trabalho, pois novidades sempre aparecem. Além disso, trabalhamos diretamente com a população e precisamos cada dia prestar um atendimento de excelência”.