Equipe tratou do passo a passo para o início das atividades

Vitória da Conquista foi um dos cinco municípios baianos selecionados para fazer parte do programa “Time Brasil: Transparência e Integridade em Municípios e Estados”, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU). Para alinhar o plano de ação a ser executado no município, as secretaria de Administração, Comunicação, Gabinete Civil, Governo e Finanças, além da Ouvidoria, Procuradoria Geral e Núcleo de Tecnologia da Informação discutiram nesta quinta-feira, sob a coordenação da Secretaria da Transparência e do Controle, o passo a passo para o início das atividades. O Termo de Compromisso, que relaciona medidas a serem adotadas pela Prefeitura num prazo de até dois anos, será assinado no próximo mês.

“Seguindo a orientação da prefeita Sheila Lemos, chamamos as demais secretarias para discutir como poderão nos auxiliar na redefinição de fluxos que são propostos pelo programa Time Brasil. São ações que já estão na ordem do dia do Governo Federal, dos tribunais de contas e órgãos de controle”, explicou o secretário municipal da Transparência, Mateus Novais.

O objetivo é que Vitória da Conquista continue sendo referência em transparência nas informações da gestão, fator determinante para que o município fosse selecionado para o programa. “E não só em transparência, mas também em participação popular, integridade das ações e em gestão. Esse é a orientação da nossa prefeita”, reforçou Mateus.

Eixos – O Plano de Ação Local será organizado de acordo com os três eixos: transparência, integridade pública e participação social. “O que estamos vendo aqui é a implantação da chamada governança, que vai, inclusive, trazer uma diretriz geral para nos auxiliar em nossas tomadas de decisões. Será bom não só para a Prefeitura, mas para a população”, comentou o secretário de Finanças, Jonas Sala.

Criado em 2019, o Time Brasil tem como objetivo auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.