Desenvolvimento Social
Postado em 21 de junho de 2022 as 17:57:02
As secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social se reuniram na manhã desta terça-feira (21) no gabinete da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) para conversar sobre ações intersetoriais, enfatizando as demandas do atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista.
Na pauta, foram discutidos os resultados sistêmicos do Selo Unicef (2021-2024) e a implementação da Lei 3.431 (Lei da Escuta Protegida) com a finalização do protocolo de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou a importância de Vitória da Conquista permanecer com o Selo Unicef e também sobre a importância da consultoria da ChildHood Brasil para o desenvolvimento da implementação da Lei de Escuta Protegida, “a assessoria da ChilHood Brasil foi fundamental para que Vitória da Conquista se tornasse uma referência na implementação da Lei e também para que outros parceiros chegassem como a Unicef e a Fundação Roberto Marinho. Por isso, precisamos nos alinhar para concluir o protocolo e também traçar estratégias para alcançar os resultados sistêmicos do Selo Unicef”, salientou Michael.
Na área de saúde, foi destacado dois resultados a serem alcançados até a finalização do Selo em 2024, cobertura vacinal de crianças e adolescentes em 95% e a organização do fluxo de atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes. Segundo a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, para o alcance de tais resultados é necessária a mobilização de todos profissionais que atuam na rede municipal de saúde, principalmente daqueles que atuam nas unidades de saúde. “Para alcançar os resultados, a nossa intenção é trabalhar de forma intersetorial, trabalhar com as pontas da Secretaria de Saúde, valorizando o profissional pelas conquistas já alcançadas, apresentando a eles a importância do alcance dos indicadores e a sua efetividade frente ao atendimento de crianças e adolescentes”, declarou Ramona.
A reunião contou com a participação das equipes de gestão das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde e também da articuladora do Selo Unicef, Poliminia Cassimiro.