Gabinete da SMS

Representantes das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente se reuniram para discutir os protocolos das zoonoses de maior relevância em Vitória da Conquista, além de buscar estratégias de prevenção, controle e enfrentamento a doenças como a leishmaniose e a esporotricose no município.

Participaram do encontro, a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a diretora da Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel, e o coordenador do Serviço de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Moura. Durante a reunião, foi sugerida a necessidade de um levantamento de todas as clínicas veterinárias do município, envio de fluxo e portarias sobre zoonoses para as clínicas particulares, realização de capacitação com as equipes de saúde e disponibilização de vacina no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que é administrado pela Semma.

Segundo Fernanda, o momento foi muito importante para o estabelecimento de protocolos entre as duas secretarias que prezam pela saúde animal e humana. “Nós sabemos, enquanto profissionais de saúde, que a boa saúde animal, principalmente dos animais do nosso convívio, como cães e gatos, nos protege de doenças como a raiva, a leishmaniose e a esporotricose. Por isso, é importante a interlocução com a Semma para viabilizarmos parcerias em prol da saúde animal e humana”, disse a secretária de Saúde.

Por sua vez, a secretária Ana Cláudia lembrou que desde 2021, a gestão municipal vem avançando com ações para o bem-estar animal, com a implantação do Casa, que já atingiu sete mil atendimentos, e do Castramóvel, que já realizou mil castrações. “Então, nós estamos unindo forças nesta perspectiva da saúde animal e, consequentemente, da saúde humana, melhorando a qualidade de vida para todos”, afirmou.