A solenidade contará com a presença da secretária nacional de Juventude Severine Macedo, além de demais autoridades nacionais e municipais

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República e a Prefeitura de Vitória da Conquista farão a entrega oficial do Programa Estação Juventude na próxima quinta-feira, 5 de junho. O ato solene de entrega ocorrerá a partir das 10h, na sede do programa, situada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, bairro Jurema. A solenidade contará com a presença da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, da coordenadora nacional do Programa Estação Juventude, Helena Abramo, do prefeito Guilherme Menezes, do secretário Gildelson Felício, do coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano e demais autoridades municipais.

O Programa Estação Juventude atenderá o público entre 15 e 29 anos com o intuito de facilitar o acesso às políticas públicas, programas e ações executadas no município que buscam garantir os direitos do público juvenil, bem como ampliar a sua capacidade de inclusão e participação social. Para isso, foram instalados na sede do programa ambientes interativos e descontraídos, espaço autogestionado e sala de reuniões para o acesso da juventude. Há também lan house gratuita, minibiblioteca, sala para o Conselho Municipal de Juventude, acesso wi-fi e um espaço livre para atividades diversas como oficinas, encontros, rodas de conversa entre outros.

Mapeamento – Vitória da Conquista foi um dos 23 escolhidos pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para desenvolver o Programa Estação Juventude. O objetivo do programa é fazer um mapeamento da juventude do município para obter os dados sobre onde os jovens se organizam, quem são eles e de que grupo fazem parte. Por meio desses dados, a Secretaria Nacional poderá acionar e elaborar programas mais específicos para a juventude brasileira.

O Governo Federal investiu no Estação Juventude aproximadamente R$ 270 mil, aos quais se juntaram cerca de R$ 120 mil provenientes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para implantação do programa.