Desenvolvimento Econômico
Postado em 12 de maio de 2013 as 23:49:05
Após debaterem sobre o Estatuto da Juventude na roda de conversa que fez parte da programação do Festival da Juventude – Ano II, a secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, e a presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ângela Guimarães, visitaram as instalações que abrigarão o programa Estação Juventude.
O Governo Federal investiu no programa aproximadamente R$ 270 mil, aos quais se juntam cerca de R$ 120 mil provenientes da Prefeitura Municipal. A intenção dessa iniciativa é mapear a juventude local, com o propósito de intermediar e garantir o acesso dos jovens às várias políticas públicas destinadas a eles, sejam de origem municipal, estadual ou federal. Simultaneamente, todos esses jovens terão seus dados cadastrados numa rede de informações que terá ligação direta com a Secretaria Nacional da Juventude.
Para executar o mapeamento desse segmento, que corresponde a um quarto da população do município, a equipe do Estação Juventude atuará num espaço situado dentro da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), onde serão atendidos jovens entre 15 e 29 anos, por meio de cursos, oficinas e outras formas de interação.
Durante a visita, a secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, falou sobre os esforços do Governo Federal para ampliar as políticas públicas voltadas à juventude. “É uma grande alegria estar aqui, porque nós fazemos um esforço grande na Secretaria Nacional da Juventude para avançar na integração das políticas públicas, tanto a nível dos ministérios quanto do fortalecimento da juventude nos estados e municípios. É aqui no município que a política acontece, é no bairro, na escola, na comunidade rural. Visitar as instalações de um programa nosso que será executado aqui no município é uma honra”, afirmou.
A presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ângela Guimarães, falou sobre a concretização do projeto. “Para gente foi de grande importância visitar o local que será a Estação Juventude, porque depois de mais de um ano e meio para formular o programa, estamos vendo e vislumbrando a concretização dele. Nessa visita, eu consegui ver a juventude entrando, tendo acesso aos espaços, o conselho se reunindo, realizando oficinas. De fato, será um dos projetos mais bem executados no Brasil. Temos total confiança nisso porque sentimos o comprometimento do Governo Municipal em prol de programas desse tipo”, declarou.