Representantes da Secretaria Municipal da Educação se reuniram com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, nesta terça-feira (28), para esclarecer o processo de nucleação das escolas municipais da zona rural.

Estiveram presentes a coordenação do Núcleo Pedagógico da Secretaria da Educação e os vereadores Coriolando Moraes, Lúcia Rocha e Jorge Bezerra, que compõem a comissão de Educação. As representantes da Secretaria explicaram que houve um estudo interno e a nucleação das escolas é um cumprimento ao plano de elevação da qualidade da educação e faz parte de uma organização que consta no Plano de Ações da Secretaria Municipal da Educação, construído em 2018. Segundo a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, a nucleação está prevista no Plano Municipal da Educação e aborda o encerramento das classes multisseriadas do município.

Além disso, as escolas que estão sendo nucleadas são aquelas que possuem classes multisseriadas do 1 ao 5 ano, “a gente fez um levantamento interno em que os maiores índices de evasão, repetência, distorção idade-ano está nas turmas multisseriadas. Não estamos fechando escolas, estamos nivelando escolas, ou seja, garantindo que os alunos permaneçam na zona rural, entretanto levando os alunos dessas escolas multisseriadas para escolas maiores com estrutura melhor, onde eles terão oportunidade de estudar em turmas únicas”, esclarece a coordenadora geral.

Para o vereador Jorge Bezerra, relator da Comissão de Educação da Câmara, o governo municipal acertou na decisão, “o governo está tomando as medidas, a Secretaria da Educação está tomando as medidas para que as crianças não passem de ano sem saber ler e escrever como acontecia em gestão anterior. Pelo que entendi, com a nucleação das escolas, as crianças serão remanejadas através do transporte de qualidade, ensino de qualidade para que essas crianças tenham um futuro melhor”.