Como parte das estratégias de enfrentamento da dengue, zica e chikungunya, doenças causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Técnico Intersetorial das Arboviroses Urbanas decidiram voltar a divulgar, semanalmente, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, a fim de alertar a população para a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), na 50a Semana Epidemiológica (SE), entre os dias 8 e 14 de dezembro, foram  notificados, em Vitória da Conquista, 121 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 31 casos para dengue, 11 descartados para arboviroses e 79 estão em investigação.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiólogica, Amanda Lima, quando se analisa a semana anterior (SE 49) é possível identificar um aumento de 70% dos casos prováveis de dengue no município, trazendo um alerta para todos.

“Observamos um aumento significativo de casos suspeitos de dengue nas ultimas semanas, e isso traz um alerta importante para todos nós profissionais de saúde e sociedade. Por isso, faço um chamado a toda a população para intensificarmos os esforços a fim de eliminar os criadouros do mosquito em seus domicílios. Estamos alertando e preparando os serviços de saúde para o diagnóstico precoce e para o manejo clínico oportuno. Também estamos orientando a população sobre os sintomas da dengue e a procurar atendimento médico imediato, caso haja necessidade, evitando o agravamento da doença e o óbito do paciente. Além disso, a equipe de endemias também se encontra no território realizando visitas e ações de bloqueio como estratégia de combate à dengue” explicou Amanda.

Como eliminar o Aedes – Receba bem os agentes de saúde e os de endemia, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.

Sintomas da dengue – Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.