Para ampliar e levar o cuidado a todos os pacientes diabéticos e hipertensos atendidos nas unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde tem se articulado para garantir o fortalecimento as ações de controle de doenças crônicas no município.

É com esse intuito que as equipes de Assistência Farmacêutica e Atenção Básica estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (18), no Polo de Educação, para discutir os dados obtidos de 2021 e, a partir daí, planejar e organizar as melhorias necessárias para essas ações.

De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Halanna Ferraz, o atendimento com realização do exame de hemoglobina glicada nos pacientes diabéticos apoiará a equipe de saúde na avaliação do tratamento medicamentoso e não medicamentoso de cada um deles.

“As ações seguirão de forma continua, buscando levar atendimento e avaliação dos pacientes a cada três meses, melhorando a qualidade do cuidado e buscando maior efetividade das ações, para garantir o controle da diabetes e melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas”, complementou a coordenadora.

Na rede municipal de saúde o paciente é atendido de forma integral. Aqueles que precisam de melhor avaliação do controle da Pressão Arterial são acompanhados pela equipe da Farmácia da Família para realização do MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial).

Para este ano, além da hemoglobina glicada, o município vai incorporar nesta rotina, o exame rápido de perfil lipídico usando a mesma tecnologia, que fornece o resultado de coletesterol total, frações e triglicerídeos, em até 5 minutos. Isso irá melhorar a avaliação dos pacientes com colesterol alto, visando o controle dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, reduzindo eventos com infarto, AVC, dentre outros.