A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, está em Brasília articulando a liberação de recursos para Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (2), ela esteve com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos, em busca de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para o município.

Atualmente, só há um leito de UTI pediátrica disponível para o público infantil no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que neste momento encontra-se ocupado.

De acordo com Ramona Cerqueira, a prioridade é ampliar a capacidade de atendimento de alta complexidade para as crianças na rede hospitalar pública do município. “A nossa preocupação é garantir assistência às crianças nos momentos que precisam de reabilitação e que sejam atendidas no nosso município de forma humanizada com garantia de acesso mais breve possível”, afirmou a secretária de saúde.

Na reunião, o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde reconheceu que a macrorregião Sudoeste realmente necessita de leitos de UTI pediátrica e que o pleito é plenamente possível. Ele assegurou que não medirá esforços para atender o pedido solicitado pelo município para ampliar a capacidade de atendimento para o público infantil.