Notícias
Postado em 28 de junho de 2017 as 15:48:50
A Secretaria Municipal de Saúde faz um balanço positivo dos primeiros seis meses da nova gestão. Apesar dos grandes desafios enfrentados (a exemplo de falta de materiais, equipamentos danificados, falta de funcionários e organização dos serviços e rotinas) as equipes de trabalho estão avançando na reestruturação da rede e na recuperação de diversos setores da saúde. Após o período de reorganização, a Secretaria de Saúde espera consolidar ainda mais os projetos e políticas públicas para o setor e melhorar o atendimento à comunidade. As primeiras conquistas já começam a aparecer.
Saúde Mental – Os serviços oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram reestruturados. O CAPS IA, que atende o público infanto-juvenil, e o CAPS II, que atende pessoas com depressão, neuroses e psicoses, mudaram de endereço, passando a funcionar em instalações mais adequadas à proposta de cada um. A inovação chegou em um momento bastante oportuno devido às mudanças feitas pelo Governo do Estado no funcionamento do Hospital Afrânio Peixoto, o que deve aumentar a procura pelos serviços dos CAPS.
Unidades de Saúde da Família – A nova gestão também trouxe melhorias para as Unidades de Saúde da Família. As cadeiras do serviço odontológico, por exemplo, que estavam todas quebradas, começaram a ser consertadas pela própria coordenação do serviço e, até o momento, quase todas já foram reparadas.
Outro avanço foi a entrega de tablets para os agentes comunitários através do programa HealthRise, monitorado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Inicialmente, apenas três unidades seriam contempladas, mas a melhoria foi estendida para todas as USF da cidade. Com os novos equipamentos, o trabalho dos agentes no cadastramento de hipertensos e diabéticos se torna bem mais facilitado e eficaz.
SAMU 192 – A nova equipe de governo encontrou todas as viaturas do serviço com defeito e a maioria dos veículos da frota parada no pátio do DESERG ou de oficinas a espera de conserto. Apenas uma ambulância avançada e três ambulâncias básicas estavam em circulação, ainda assim, em estado precário. Desde então, além de agilizar o conserto das unidades móveis e implementar novos equipamentos aos veículos em circulação, a administração recebeu uma nova ambulância do Ministério da Saúde.
Vigilância em Saúde – As ações de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e dos mecanismos adotados para prevenção de doenças também foram intensificadas nos últimos meses. A vacinação contra a Febre Amarela foi reforçada depois que Vitória da Conquista passou a fazer parte das áreas de risco e o município garantiu a imunização dos grupos prioritários.
Outro destaque foi a excelente campanha contra a gripe influenza. A equipe de imunização de Vitoria da Conquista inovou e, diferentemente do restante do país, não dividiu a vacinação de acordo com os grupos prioritários, o que facilitou o acesso da população, que conseguiu ser imunizada a qualquer instante que procurasse os postos durante a campanha. Em nenhum momento faltaram doses e o município superou a média nacional, com a novidade de que, este ano, a campanha foi ampliada para toda a população, e não apenas aos grupos prioritários.
O combate à dengue e outras doenças também registrou um grande avanço neste primeiro semestre. Os agentes de endemias, responsáveis por identificar focos do mosquito Aedes Aegypti e escorpiões, por exemplo, receberam uma capacitação do Núcleo Regional de Saúde. E, logo em seguida, realizaram rondas preventivas após as fortes chuvas que atingiram a cidade no início do ano, o que ajudou a diminuir a incidência do agente transmissor da dengue, da febre amarela, chikungunya e do zika vírus.
Avaliação Geral – Segundo a secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida, o trabalho que a Secretaria de Saúde já realizou até agora na atual gestão foi plenamente satisfatório. Ela afirma: “As realizações, até o momento, estão até acima do esperado quando se considera o quadro caótico em que a saúde municipal se encontrava. Infelizmente esse caos que encontramos acaba ofuscando as nossas realizações, que não são poucas.” A secretária falou ainda sobre as próximas realizações e desafios a serem enfrentados: “Temos certeza de que ainda teremos muitas outras realizações pela frente, sempre trabalhando para recuperar e fazer crescer a saúde do nosso município”.