Na luta contra a pandemia da Covid-19, os respiradores mecânicos são peças fundamentais para a recuperação dos pacientes gravemente afetados pela doença. Na última sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 10 novos respiradores que irão reforçar a frente de combate.

Dos aparelhos enviados, cinco são de respiradores para transporte, que serão encaminhados para o SAMU 192 e prestarão suporte no atendimento dos pacientes graves que necessitarem de deslocamento adequado e seguro.

“Os outros cinco respiradores são para uso em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e serão encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia para atender os pacientes da nossa macrorregião de saúde”, explica Ramona Cerqueira, secretária municipal de Saúde.

Esse novo lote de respiradores foi viabilizado pelo deputado federal João Roma, com a participação do vereador Osmário Lacerda e do ex-vereador Edivaldo Ferreira Júnior. Ao todo, o município já recebeu 25 respiradores, sendo que 15 deles chegaram no início no mês de julho e foram frutos do pleito do Prefeito Herzem Gusmão na sua visita à Brasília para garantir mais leitos de UTI para a população e mais recursos para as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.